São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

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peças & acessórios

Motores V8 mudam em respeito ao ambiente

Montadoras se adaptam à lei que limita, nos EUA, consumo a 15 km/l

DO "NEW YORK TIMES"

Logo após o presidente George W. Bush aprovar, em dezembro, uma lei estabelecendo que, até 2020, os carros deverão ter um consumo máximo de 15 km/l, a General Motors apresentou seu novo V8 (oito cilindros em "V"), desenvolvido para os próximos Cadillac.
O lançamento desse motor põe em xeque os antigos V8, com reputação de serem rápidos e potentes -e agressores do ambiente. Mas dizer que serão extintos é um exagero.
Potente, esse V8 será lançado no fim do ano. Será usado em poucos modelos, como o Chevrolet Corvette e o Cadillac CTS-V. Mas essa nova geração, desenvolvida para carros pequenos e de baixa emissão de poluentes, não está longe.
O BMW X6 usa um motor V8 biturbo com 400 cv (cavalos). A GM já mostrou à imprensa um motor 4.5 V8 a diesel que diz ter grande chance de equipar os futuros utilitários esportivos, picapes e veículos de passeio.
Mesmo em continentes diferentes, os times de engenharia lutam para inovar o design dos motores: cada V8 terá de ser menor. Mais que o tradicional layout dos motores dispostos em "V", os novos trazem sistema de exaustão por fora do bloco (veja mudanças ao lado).
Assim, a instalação da turbina é simplificada, e a perda de gases de escapamento é reduzida, ajudando o catalisador a alcançar a temperatura ideal mais rapidamente.
Enquanto os recentes motores V8 da BMW e da GM mostram a chave da inovação, eles diferem entre si. A BMW opta por duas turbinas para ter respostas mais rápidas nas acelerações. Já a GM usa um único turbo com geometria variável.
O bloco do motor alemão é de alumínio, em contraste com o pesado bloco de ferro da GM, que suporta altas pressões.
Na Ford, o EcoBoost combina o turbocompressor com a injeção direta de combustível. Ele foi desenhado para carros pequenos, melhorando a autonomia -reivindicam-se de 10% a 30%- sem perder muito desempenho.
A Hyundai e a Kia também desenvolveram um V8 para, respectivamente, o esportivo Genesis e o utilitário Borrego. Há comando variável em abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escapamento.


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