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Revolução dos clichês
Após 26 anos, Fiat Uno muda radicalmente para abandonar apecha de "botinha ortopédica"
FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR
O Uno não reinventa a roda.
"Reinventa o quadrado", brinca
Peter Fassbender, chefe de design
da Fiat, referindo-se às mudanças
estéticas que deram origem à segunda geração, após 26 anos.
"Se os cantos arredondados
marcam a contemporaneidade de
aparelhos como o iPhone, por que
não modernizariam o Uno, o hatch
quadrado mais famoso de todos?",
indaga o designer.
No entanto, a inovação do carro
não está na simpatia do corpinho
rechonchudo e desprovido de sensualidade. Está, na verdade, na
imensa lista de itens de personalização, que o transforma numa espécie de Mini Cooper das massas.
Segundo a Fiat, é possível decorar o Uno com 11 milhões de combinações diferentes, entre faixas
para a carroceria, apliques de retrovisor e maçaneta, kits aerodinâmicos e revestimentos internos.
Algo inédito num hatch "popular"
-deixa até a versão carnavalesca
do Kia Soul americano com inveja.
Nas formas externas, a ampla
área envidraçada, as lanternas traseiras elevadas e a grade
com três entradas falsas
diferem o Uno "bolinha"
do antigo Mille, que
continuará à venda.
Há três anos, nos
primeiros esboços
do novo modelo,
a grade trazia a
marca da Fiat
no canto esquerdo. Mas,
nas clínicas, a
proposta não
agradou.
"Após as pesquisas, um executivo sentiu a falta de algum elemento
que diferenciasse a parte
frontal. Daí nasceram os
três quadradinhos", conta o projetista Daniel Lelis.
Inicialmente só com quatro portas, o Uno 1.0 (75 cv) parte de R$
27.350, cerca de 5% a menos que
GM Celta, VW Gol G4 e Palio Fire.
Em relação aos concorrentes, o
Fiat remoçado e crescido recebe
melhor os ocupantes. Por outro lado, traz lista de itens de série minguada: os para-choques são pretos
de série, e o inédito para-brisa térmico, por exemplo, é opcional
-custa R$ 250.
Inclusive na topo de linha, a Way
1.4 (até 88 cv), de R$ 31,8 mil, caracterizada pelo visual aventureiro
e pela suspensão elevada. Na prática, joga por terra todo o bom acerto
da nova plataforma -derivada da
do Palio-, o ponto alto das novas
versões Vivace e Attractive do Uno.
O jornalista viajou a convite da Fiat
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