São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

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Revolução dos clichês

Após 26 anos, Fiat Uno muda radicalmente para abandonar apecha de "botinha ortopédica"

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

O Uno não reinventa a roda. "Reinventa o quadrado", brinca Peter Fassbender, chefe de design da Fiat, referindo-se às mudanças estéticas que deram origem à segunda geração, após 26 anos.
"Se os cantos arredondados marcam a contemporaneidade de aparelhos como o iPhone, por que não modernizariam o Uno, o hatch quadrado mais famoso de todos?", indaga o designer.
No entanto, a inovação do carro não está na simpatia do corpinho rechonchudo e desprovido de sensualidade. Está, na verdade, na imensa lista de itens de personalização, que o transforma numa espécie de Mini Cooper das massas.
Segundo a Fiat, é possível decorar o Uno com 11 milhões de combinações diferentes, entre faixas para a carroceria, apliques de retrovisor e maçaneta, kits aerodinâmicos e revestimentos internos. Algo inédito num hatch "popular" -deixa até a versão carnavalesca do Kia Soul americano com inveja.
Nas formas externas, a ampla área envidraçada, as lanternas traseiras elevadas e a grade com três entradas falsas diferem o Uno "bolinha" do antigo Mille, que continuará à venda.
Há três anos, nos primeiros esboços do novo modelo, a grade trazia a marca da Fiat no canto esquerdo. Mas, nas clínicas, a proposta não agradou.
"Após as pesquisas, um executivo sentiu a falta de algum elemento que diferenciasse a parte frontal. Daí nasceram os três quadradinhos", conta o projetista Daniel Lelis.
Inicialmente só com quatro portas, o Uno 1.0 (75 cv) parte de R$ 27.350, cerca de 5% a menos que GM Celta, VW Gol G4 e Palio Fire.
Em relação aos concorrentes, o Fiat remoçado e crescido recebe melhor os ocupantes. Por outro lado, traz lista de itens de série minguada: os para-choques são pretos de série, e o inédito para-brisa térmico, por exemplo, é opcional -custa R$ 250.
Inclusive na topo de linha, a Way 1.4 (até 88 cv), de R$ 31,8 mil, caracterizada pelo visual aventureiro e pela suspensão elevada. Na prática, joga por terra todo o bom acerto da nova plataforma -derivada da do Palio-, o ponto alto das novas versões Vivace e Attractive do Uno.
O jornalista viajou a convite da Fiat



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