São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
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CARTAS

""Quando o meu Citroën Xsara 99 completou 2.500 km rodados, a revenda exigiu uma revisão e queria cobrar R$ 160 pelas trocas do óleo e do filtro. Não aceitei.
Há um mês, precisei fazer a revisão dos 10.000 km. Na ocasião, a revenda exigiu R$ 400 pelo serviço. O valor incluía, além das trocas, o valor da mão-de-obra.
Ao retirar o carro, reclamei com o atendimento ao consumidor. Eles afirmaram que a norma era essa e que eu perderia a garantia caso não fizesse a revisão. Liguei para outras marcas, e os preços são os seguintes: Honda, R$ 49; Volkswagen, R$ 40; GM, R$ 50."
Maria Helena Antoniadis (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo a Citroën, todas as marcas citadas condicionam a concessão da garantia de fábrica à execução das manutenções programadas, serviço que deve ser feito por uma revenda autorizada.
Com relação aos custos das revisões, a Citroën disse que cada montadora tem um plano diferenciado. Quanto aos exemplos de preços, a marca diz que oferece garantia de dois anos sem limite de quilometragem.
""Devido a um acidente de trânsito, o Ford Ka da minha mulher foi levado à revenda Lemar, onde o carro ficou parado por mais de dois meses por falta de peças.
Segundo a revenda, a Ford havia ficado em greve. Quando fomos retirar o veículo, ele estava completamente desalinhado e com falhas na funilaria."
Danilo da Rocha Bim (e-mail)

Resposta
A Ford disse que o problema do cliente foi encaminhado ao gerente de serviços da Lemar.
""Gostaria de saber quando chegará às lojas o novo Gol."
José Sunahara (e-mail)

Resposta
Reestilizado, o Gol 99/2000 será lançado nesta semana e deve chegar ao mercado no início de junho.
""No dia 4 de abril, o caderno Veículos publicou uma reportagem com o título "Conserto de grife custa 400% a mais". No texto são citadas as oficinas MM Auto Motor e Reno-Car. Gostaria de saber seus respectivos telefones."
Jorge Veríssimo (e-mail)

Resposta
O telefone da MM Auto Motor é (011) 267-2833, e o da Reno-Car é (011) 825-4518.
""Em outubro de 97, comprei um Ford Ka na revenda Souza Ramos. Logo notei um barulho na suspensão dianteira. A autorizada Ceasa disse que era um defeito crônico. Reclamei novamente na revisão, mas o defeito persistiu.
Na Paulivel, revenda indicada pelo atendimento ao cliente, disseram que era problema crônico na caixa de direção e que a Ford já havia desenvolvido nova peça. O item foi substituído sem êxito.
Em março, a JK trocou novamente a peça, sem solucionar o defeito. A garantia já acabou, e o problema não foi resolvido."
Ricardo Seraidarian Cordeiro (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford disse que combinou com o cliente o envio do veículo ao distribuidor Caoa.
""Em março deste ano, comprei um Corsa 1.6 na Comercial Guimarães. Para melhorar a segurança do carro, fui a uma oficina independente e instalei alarme, trava elétrica nas portas e acionamento para os vidros dianteiros. Na autorizada, o valor cobrado pelo mesmo serviço era 65% maior.
A engrenagem dos vidros apresentou defeito, e a revenda alegou que eu havia perdido a garantia do carro porque as instalações não foram feitas por eles."
Eustáquio Magalhães (e-mail)

Resposta
A General Motors disse que o cliente instalou opcionais fora da rede autorizada, não sendo possível atendê-lo em garantia. A montadora disse ainda que a concessionária apurou que a máquina do vidro elétrico está danificada. A GM não recomenda a instalação de opcionais fora das autorizadas.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido.



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