São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Strada, 2+2 não é igual a 4

Picape da Fiat leva quatro, mas é apertada; Saveiro vem em um mês

Fotos Marcelo Justo/Folha Imagem
Disponível inicialmente só na versão Adventure, Strada cabine dupla (à dir.) compartilha a base mecânica e o comprimento total com a versão estendida; a diferença está na cabine 25 cm maior

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Atestar a sinceridade de um vendedor da Fiat é simples: vá até uma concessionária da marca e peça um veículo leve com porta-malas grande para o dia a dia de uma família com duas crianças. Sabe qual é o modelo que o atendente honesto irá apresentar? O sedã Siena ou a perua Palio Weekend.
Mas e a Strada cabine dupla? Bem, o modelo não é a melhor opção para quem busca um carro familiar. Seus dois assentos traseiros são apenas um quebra-galho. Em trajetos longos, quem for sentado ali atrás -mesmo crianças- vai sofrer.
A área para as pernas é restrita, o banco traseiro, estreito, e o encosto, muito vertical. Talvez a garotada, à caminho da escola, sentisse incômodo como numa cadeira de sala de aula.
Só que atrás dos pequenos, em vez da mochila, eles verão uma caçamba de 580 litros -maior do que o porta-malas de qualquer sedã. A vantagem é que dá para levar, sem frescura, objetos grandalhões e sujos.
No entanto, o espaço da caçamba da Strada cabine dupla é acanhado para quem está acostumado aos 830 litros da versão estendida, que acomoda até uma moto média atravessada.
No resto, elas são idênticas. Comungam até as peças plásticas que rebocam a carroceria toda da versão aventureira.
Só um motorista meticuloso notará a pequena perda de desempenho do modelo com puxadinho, que é 35 kg mais pesado, descontado o bloqueio eletrônico do diferencial (Locker), que é opcional na cabine dupla.
Nas retomadas, porém, basta cutucar os 114 cv do motor 1.8 -comprado da GM- para que a picape com cabine dupla ande como a versão estendida.
Abastecidas com álcool, ambas levam 11,2s para ir de 60 km/h a 100 km/h, aponta o teste Folha-Mauá.
O meticuloso também descobrirá que a Adventure cabine estendida custa R$ 3.263 a menos do que a mesma versão com a cabine dupla (R$ 48.113).

Saveiro
Ainda não se convenceu de qual é a melhor? Então aguarde até o próximo mês, quando a Volkswagen lançará a nova Saveiro. Já a Fiat vai apelar para a sua nona variação de Strada, a Working cabine dupla, simplificada com motor 1.4 flexível.
Mais novidades: o presidente da Fiat argentina, Cristiano Rattazzi, declarou que a parceria com a Chrysler pode resultar na fabricação de uma picape média em Córdoba (Argentina). A Dakota seria candidata.


A Fiat cedeu os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


Texto Anterior: Detran quer descentralizar para agilizar
Próximo Texto: Revendas da Fiat instalam banco ilegal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.