São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agile terá subsídio do governo argentino

Acordo com Cristina Kirchner força GM a comprar peças da Argentina

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governo da Argentina vai financiar parte da produção do Agile, hatch compacto da Chevrolet que será lançado em outubro. Para receber a verba, a GM terá de usar mais peças argentinas na produção do carro.
O projeto de investimento apresentado pela montadora será financiado pelo programa "Incentivo à Competitividade das Autopeças Locais [argentinas]". A medida foi publicada na semana passada no "Boletín Oficial", o diário oficial do governo daquele país.
Com o acordo, a montadora receberá a restituição automática em dinheiro no valor das compras de autopeças do Agile.
Segundo a GM, o investimento para a produção do carro na fábrica de Rosario, na Argentina, é superior a 500 milhões de pesos (R$ 236,5 milhões) -52% desse valor será financiado pelo governo argentino. Os recursos serão obtidos por meio de uma dotação de fundos do Anses (Administração Nacional da Segurança Social, em português), uma espécie de INSS argentino.
A iniciativa foi anunciada pela presidente Cristina Kirchner quatro dias após a matriz da GM fazer um apelo a credores nos Estados Unidos.

Fox
Por e-mail, a direção da empresa na Argentina declarou que "o projeto sempre contou com uma porcentagem significativa de peças nacionais [argentinas]", e, por isso, "não haverá atraso no lançamento ou alterações no preço do Agile".
A produção na Argentina abastecerá outros países do Mercosul, incluindo o Brasil, onde o Agile, com motores 1.0 e 1.4 flexíveis, deverá concorrer com o Volkswagen Fox.
O Agile terá linhas inspiradas nas do conceito GPix, apresentado no Salão de São Paulo, em 2008. A grade frontal dividida por uma barra e o teto alto podem ser vistos na foto e no vídeo flagrados pelo argentino Ádrian Ramiro, na estrada entre Buenos Aires e Rosario.


Assista ao 1º vídeo do Agile flagrado em testes

www.folha.com.br/092179


Texto Anterior: Revendas da Fiat instalam banco ilegal
Próximo Texto: Peças & acessórios: Presentes para os pais que adoram carros e afins
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.