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França foi 1º país a ter dia oficial
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Deixar o carro na garagem e utilizar meios alternativos de locomoção vêm
de longa data. A idéia remonta a década de 70, durante a crise do petróleo
-que elevou o preço do
barril de US$ 2,90 para
US$ 11,65 em três meses.
Na mesma época, alguns
países, caso da Alemanha e
da Holanda, começaram a
ver que a qualidade de vida
das cidades poderia ser
melhor se o carro fosse
usado com parcimônia.
Oficialmente, a França
foi o primeiro país a ter um
dia sem carro, o que ocorreu em 9 de setembro de
1997, em La Rochelle.
No ano seguinte, a data
passou para 22 de setembro -coincidindo com a
chegada da primavera ao
hemisfério Sul. Outras cidades do mundo aderiram
apenas em 2000.
Olivier Lagarde, coordenador da Semana da Mobilidade -quando a Europa discute temas sobre
ambiente e qualidade de
vida-, diz que o grande
sucesso do movimento o
espalhou por todo o país.
Em 2006, o tema dos debates foi a mudança climática. Neste ano, o mote será "ruas para pedestres".
O Dia Mundial sem Carro começou a ser praticado em São Paulo, por iniciativa da prefeitura, em
2005, sem sucesso.
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