São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França foi 1º país a ter dia oficial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Deixar o carro na garagem e utilizar meios alternativos de locomoção vêm de longa data. A idéia remonta a década de 70, durante a crise do petróleo -que elevou o preço do barril de US$ 2,90 para US$ 11,65 em três meses.
Na mesma época, alguns países, caso da Alemanha e da Holanda, começaram a ver que a qualidade de vida das cidades poderia ser melhor se o carro fosse usado com parcimônia.
Oficialmente, a França foi o primeiro país a ter um dia sem carro, o que ocorreu em 9 de setembro de 1997, em La Rochelle.
No ano seguinte, a data passou para 22 de setembro -coincidindo com a chegada da primavera ao hemisfério Sul. Outras cidades do mundo aderiram apenas em 2000.
Olivier Lagarde, coordenador da Semana da Mobilidade -quando a Europa discute temas sobre ambiente e qualidade de vida-, diz que o grande sucesso do movimento o espalhou por todo o país.
Em 2006, o tema dos debates foi a mudança climática. Neste ano, o mote será "ruas para pedestres".
O Dia Mundial sem Carro começou a ser praticado em São Paulo, por iniciativa da prefeitura, em 2005, sem sucesso.


Texto Anterior: Dia Mundial sem Carro tenta deixar SP a pé
Próximo Texto: Recall: Recém-lançado, Logan pode ter defeito no freio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.