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BMW aposta nas motos de enduro com apelo de pista
Febre na Europa, "supermotard" é ágil e econômica; são 54 cv e 147 kg
DO ENVIADO ESPECIAL A PIRACICABA
A palavra francesa "supermotard" indica as motos de enduro com pneus e freios de esportiva -e soa estranho até para os fãs de duas rodas. Mas, na
Europa, já são veneradas.
Lá, todas as montadoras têm
suas "supermotards", que hoje
chegam ao Brasil a conta-gotas.
Caras e importadas, há poucas
opções: a Gas Gas SM450 (R$
29 mil) e as Husqvarna SM510
(R$ 31,4 mil), SM610 (R$ 29,4
mil) e 450RR (R$ 53,4 mil).
A BMW G650 Xmoto -cuja
carenagem tem desenho semelhante ao das Husqvarna- chega por R$ 40,9 mil (só na cor
grafite com detalhes vermelhos). Os freios com ABS (antitravamento) custam R$ 4.000.
A Xmoto e a Xchallenge vêm
com motores monocilíndricos
de 652 cm3 de cilindrada e 54 cv
(cavalos). Eles são produzidos
pela Aprilia, na Itália.
Com 147 quilos, a relação peso/potência deixa a moto bem
ágil em curvas fechadas.
"Incluindo a G650 de enduro, queremos vender 80 motos
até dezembro deste ano", calcula Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil.
Made in USA
Além do preço, o outro senão
é o tanque de combustível. Segundo a BMW, há capacidade
para 9,5 litros -a média de consumo é de 20 km/l. Para uma
moto urbana apta a viagens
curtas, rodar menos de 200 km
com um tanque é pouco.
O estilo "supermotard" nasceu nos anos 70 nos EUA. A intenção era organizar uma corrida entre pilotos de várias categorias e descobrir qual seria a
moto ideal para terra e asfalto.
Depois dos EUA, a moda pegou na França no início dos
anos 90, até se espalhar pela
Europa. Hoje há campeonatos
mundial, europeu e até brasileiro de "supermotard".
FABIANO SEVERO viajou a convite da BMW,
que cedeu a moto para avaliação
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