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peças & acessórios
Rodas ganham inúmeras hastes
Para dar ar "bravo" ao automóvel, acessórios, ainda caros, brilham, mas não são cromados
DA REPORTAGEM LOCAL
Estudos da Volkswagen dizem que a roda de alumínio representa 30% da percepção de
beleza de um carro. Já a Ford
fala em 40%. Certas ou não, a
verdade é que as rodas estão cada vez mais agressivas, em carros de série e como acessórios.
Para especialistas, a tendência são as rodas de cinco, 12 ou
15 hastes com linhas bem retas
e pontas de haste "cortadas".
Um bom exemplo é o modelo
de 16 polegadas que equipa a
versão Sporting do Fiat Punto.
"Diamantadas" (as hastes
brilham, mas não chegam a ser
cromadas), elas já fazem sucesso no "aftermarket". A Peugeot,
por exemplo, oferece uma roda
assim para o 307.
"Quando um estilo de roda
chega a um carro de série é porque o desenho já foi aceito pelo
mercado", afirma José Augusto
Neves, superintendente da
Noova, que investe em diferentes tipos de acabamento.
Elizabetta Marangoni, diretora de marketing da austríaca
AEZ diz que esse desenho é
"vencedor", pois deixa o automóvel com "cara de mau".
"Quando você olha a lateral de
um carro, as rodas com hastes
retas e saltadas para fora direcionam seu olhar para o centro
dela. Mesmo que você não tenha essa intenção."
O grupo tem outras três marcas -Dotz, Enzo e Dezent-,
que também aproveitam esse
estilo, mas para diferentes categorias de carro. Na Itália, a
peça de aro 18 custa, em média,
350 (R$ 908).
Marangoni também afirma
que, em geral, o designer da roda tenta deixá-la com a impressão de ter um diâmetro maior
do que o real. "Como as hastes
brilham e vão até a extremidade
do aro externo, uma roda de 17
polegadas dá a impressão de ter
pelo menos 18 polegadas."
A italiana Mak é precursora
nesse estilo de roda. "A vantagem delas é que, apesar de bem-acabadas, essas rodas não são
caras como as forjadas", conta
Guglielmo Bertolinelli, gerente
de vendas da Mak.
Na Itália, o modelo Invidia
Ice Black de aro 18 custa 276
(R$ 716) -um modelo forjado e
com beiral em aço inox não sai
por menos de 890 (R$
2.308). "São rodas muito usadas na Alemanha."
Rodas pretas
No Brasil, o desenho só agora
está ganhando força, mas a pintura preta com hastes "diamantadas" já agrada. "Hoje, 60%
das nossas rodas são escuras.
As cromadas representam
30%, e as pintadas convencionais, apenas 10%", calcula Arnaldo Alois Tschá, supervisor
comercial da CNC Tuning.
A empresa importa para o
Brasil as marcas Mak, TSW,
Momo, Foose Design, entre outras. "O modelo já veio aprovado em outros mercados, como o
europeu. O sucesso aqui estava
garantido."
(FABIANO SEVERO)
ONDE ENCONTRAR
AEZ: 00/xx/49/180/2626-26120
CNC Tuning: 0/xx/41/2112 -4242
Noova: 0/xx/21/3297-4000
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