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Salão de Nova Déli apresenta futuros compactos brasileiros
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os carros compactos destinados aos mercados emergentes dominam as apresentações do salão de Nova Déli.
A mostra indiana, que abriu
as portas ao público na última
quarta-feira e segue até amanhã, traz novidades que chegarão ao mercado brasileiro.
É o caso do Toyota Etios. A
versão com motor 1.5 do
hatch será comercializada, na
Índia, a partir de abril.
Dois anos depois, o modelo
começa a ser produzido no
Brasil, na nova fábrica da
marca, em Sorocaba (SP).
A empresa, no entanto, não
confirma se produzirá também a versão sedã do Etios.
Investir em modelos considerados de baixo custo para
mercados emergentes é o caminho que a Toyota encontrou para tentar driblar a crise, depois que viu seus principais mercados -EUA e Japão- encolherem até 18%.
A concorrente Honda segue o mesmo caminho. Apresentou o pequeno New Small,
um conceito que servirá de
base para o futuro veículo da
marca japonesa.
Menor que o Fit, o "popular" será vendido inicialmente na Índia e na Tailândia. Deve chegar a outros mercados
com o mesmo perfil consumidor.
Já a Volkswagen apresenta
o Polo de nova geração. Apesar de ser esteticamente semelhante ao modelo europeu, a versão indiana do Polo,
que começa a ser produzida
em março, na Índia, tem acabamento simplificado para
custar menos.
Será a mesma receita que a
VW usará na reestilização do
modelo no Mercosul.
Também exposto no salão
de Nova Déli está o Beat, novo
compacto da Chevrolet, que
será vendido em outros 150
países. Aqui, a marca investe
R$ 1,4 bilhão na planta de
Gravataí (RS) para produzi-lo
a partir de 2012.
Em casa, a indiana Tata,
anuncia que levará o Nano, o
carro mais barato do mundo
(US$ 2.500), à América Latina. A empresa estuda parceria com a Fiat.
Com agências internacionais
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