São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

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Salão de Nova Déli apresenta futuros compactos brasileiros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os carros compactos destinados aos mercados emergentes dominam as apresentações do salão de Nova Déli. A mostra indiana, que abriu as portas ao público na última quarta-feira e segue até amanhã, traz novidades que chegarão ao mercado brasileiro.
É o caso do Toyota Etios. A versão com motor 1.5 do hatch será comercializada, na Índia, a partir de abril.
Dois anos depois, o modelo começa a ser produzido no Brasil, na nova fábrica da marca, em Sorocaba (SP).
A empresa, no entanto, não confirma se produzirá também a versão sedã do Etios.
Investir em modelos considerados de baixo custo para mercados emergentes é o caminho que a Toyota encontrou para tentar driblar a crise, depois que viu seus principais mercados -EUA e Japão- encolherem até 18%.
A concorrente Honda segue o mesmo caminho. Apresentou o pequeno New Small, um conceito que servirá de base para o futuro veículo da marca japonesa.
Menor que o Fit, o "popular" será vendido inicialmente na Índia e na Tailândia. Deve chegar a outros mercados com o mesmo perfil consumidor.
Já a Volkswagen apresenta o Polo de nova geração. Apesar de ser esteticamente semelhante ao modelo europeu, a versão indiana do Polo, que começa a ser produzida em março, na Índia, tem acabamento simplificado para custar menos.
Será a mesma receita que a VW usará na reestilização do modelo no Mercosul.
Também exposto no salão de Nova Déli está o Beat, novo compacto da Chevrolet, que será vendido em outros 150 países. Aqui, a marca investe R$ 1,4 bilhão na planta de Gravataí (RS) para produzi-lo a partir de 2012.
Em casa, a indiana Tata, anuncia que levará o Nano, o carro mais barato do mundo (US$ 2.500), à América Latina. A empresa estuda parceria com a Fiat.


Com agências internacionais


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