São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Ka é o melhor para altos; Gol, para gordinhos

Estudo do Ipem, exclusivo para a Folha, avalia espaço de compactos

EDUARDO HIROSHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o novo Ka, a Ford mudou sua estratégia. O tamanho passou a ser apelo de vendas diante de seus principais rivais. Para comprovar se realmente o modelo é maior, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo), a pedido da Folha, fez uma série de medições internas nos hatchbacks.
Se porta-malas têm padrões internacionais para serem medidos, o mesmo não ocorre com as cabines. Por isso o Ipem usou uma metodologia criada previamente pelo jornal para demonstrar qual a situação de uma pessoa de 1,70 m e 65 kg dentro de um Chevrolet Celta, um Fiat Palio Fire e um Volkswagen Gol, além de um Ka.
No total, foram 14 medições por carro, feitas por quatro técnicos metrologistas.
Para quem vai na frente, o Ka, de fato, é o mais generoso. São 97,5 cm a partir do ponto de encontro do assento com o encosto até o teto. O Celta é o mais "econômico" (89,7 cm).
A mesma medição, mas realizada no banco traseiro, deu nova vantagem para o Ford, que registrou 97 cm. No outro extremo, mais uma vez, o Chevrolet, que oferece 88,5 cm.
A altura, no entanto, pode não ser tudo. Quem usa o carro com lotação completa precisa de largura e espaço para os joelhos. E o Celta, que começou o teste em desvantagem, recupera parte do terreno.
Ele é o que tem maior distância entre os assentos dianteiro e traseiro: 27,7 cm. Nesse caso, a situação do Ka se inverte, e ele fica em último lugar (23,9 cm). É importante ressaltar que o assento traseiro do Celta é um pouco mais curto: são 46,5 cm -o Palio tem 47,6 cm; o Gol, 47,5 cm; e o Ka, 47,3 cm.

Largura
Já os motoristas gordinhos vão preferir o banco dianteiro do Gol, que é o mais largo na base e empata com o Celta na medição do comprimento.
A largura do banco traseiro na altura dos quadris revela ampla vantagem para o Gol, com 126 cm. O Palio é o perdedor, com 24 cm a menos. Para os ombros -e levando em conta apenas a área dos encostos-, nova vitória do VW, que obteve 130,5 cm. O Fiat ficou novamente em último (107,5 cm).
Um detalhe importante: o Gol cedido para o teste, uma unidade de duas portas, era o único carro que tinha o banco traseiro encostado nas laterais da cabine. Os demais apresentavam um vão médio de 2,5 cm.
Se isso tivesse sido levado em conta, o Ka passaria a ser o mais largo para os ombros, com 131 cm (ou meio centímetro a mais do que o VW), mas esse item não foi aferido pelo Ipem.
O Palio Fire, que ficou em última posição na maioria das medições, venceu nas seguintes categorias: largura máxima do banco dianteiro, largura dos bancos dianteiros na altura dos ombros e comprimento do assento traseiro.


IPEM-SP
www.ipem.sp.gov.br


Próximo Texto: Celta x Gol x Ka x Palio: Ka fica para trás de rivais em desempenho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.