|
Próximo Texto | Índice
Ka é o melhor para altos; Gol, para gordinhos
Estudo do Ipem, exclusivo para a Folha, avalia espaço de compactos
EDUARDO HIROSHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Com o novo Ka, a Ford mudou sua estratégia. O tamanho
passou a ser apelo de vendas
diante de seus principais rivais.
Para comprovar se realmente o
modelo é maior, o Ipem-SP
(Instituto de Pesos e Medidas
de São Paulo), a pedido da Folha, fez uma série de medições
internas nos hatchbacks.
Se porta-malas têm padrões
internacionais para serem medidos, o mesmo não ocorre com
as cabines. Por isso o Ipem
usou uma metodologia criada
previamente pelo jornal para
demonstrar qual a situação de
uma pessoa de 1,70 m e 65 kg
dentro de um Chevrolet Celta,
um Fiat Palio Fire e um Volkswagen Gol, além de um Ka.
No total, foram 14 medições
por carro, feitas por quatro técnicos metrologistas.
Para quem vai na frente, o
Ka, de fato, é o mais generoso.
São 97,5 cm a partir do ponto
de encontro do assento com o
encosto até o teto. O Celta é o
mais "econômico" (89,7 cm).
A mesma medição, mas realizada no banco traseiro, deu nova vantagem para o Ford, que
registrou 97 cm. No outro extremo, mais uma vez, o Chevrolet, que oferece 88,5 cm.
A altura, no entanto, pode
não ser tudo. Quem usa o carro
com lotação completa precisa
de largura e espaço para os joelhos. E o Celta, que começou o
teste em desvantagem, recupera parte do terreno.
Ele é o que tem maior distância entre os assentos dianteiro
e traseiro: 27,7 cm. Nesse caso,
a situação do Ka se inverte, e ele
fica em último lugar (23,9 cm).
É importante ressaltar que o
assento traseiro do Celta é um
pouco mais curto: são 46,5 cm
-o Palio tem 47,6 cm; o Gol,
47,5 cm; e o Ka, 47,3 cm.
Largura
Já os motoristas gordinhos
vão preferir o banco dianteiro
do Gol, que é o mais largo na base e empata com o Celta na medição do comprimento.
A largura do banco traseiro
na altura dos quadris revela
ampla vantagem para o Gol,
com 126 cm. O Palio é o perdedor, com 24 cm a menos. Para
os ombros -e levando em conta apenas a área dos encostos-,
nova vitória do VW, que obteve
130,5 cm. O Fiat ficou novamente em último (107,5 cm).
Um detalhe importante: o
Gol cedido para o teste, uma
unidade de duas portas, era o
único carro que tinha o banco
traseiro encostado nas laterais
da cabine. Os demais apresentavam um vão médio de 2,5 cm.
Se isso tivesse sido levado em
conta, o Ka passaria a ser o mais
largo para os ombros, com 131
cm (ou meio centímetro a mais
do que o VW), mas esse item
não foi aferido pelo Ipem.
O Palio Fire, que ficou em última posição na maioria das
medições, venceu nas seguintes categorias: largura máxima
do banco dianteiro, largura dos
bancos dianteiros na altura dos
ombros e comprimento do assento traseiro.
IPEM-SP
www.ipem.sp.gov.br
Próximo Texto: Celta x Gol x Ka x Palio: Ka fica para trás de rivais em desempenho Índice
|