São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

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peças & acessórios

Iluminação correta ajuda a viajar por nevoeiros

Faróis de neblina ampliam visão; pisca-alerta confunde motoristas

DO "AGORA"

Nos meses mais frios do ano, a formação de bancos de neblina é comum. O motorista deve dirigir com cuidado para não se envolver em acidentes.
O nevoeiro é a condensação d'água, num processo idêntico ao da formação de nuvens. Surge principalmente em regiões serranas ou perto de rios. A neblina é mais comum à noite, o que aumenta o perigo.
Alguns cuidados fazem diferença. Os faróis devem estar regulados, o sistema de ventilação, em ordem, e os vidros, limpos. A atenção com os limpadores inclui palheta nova e reservatório do esguichador cheio.
No meio da neblina, mantenha a calma. Desligue o rádio e diminua a intensidade das luzes do painel para não se desconcentrar. Mesmo que esteja frio, abra parcialmente uma janela e, assim, ouvir o trânsito.
Acenda o farol baixo e reduza a velocidade, mas jamais freie bruscamente, pois o asfalto pode estar escorregadio.
A maioria dos carros vendidos no Brasil pode sair de fábrica com faróis de neblina. Eles são muito úteis se instalados na parte inferior do pára-choque.
Como todo nevoeiro se forma a cerca de 30 cm de altura do solo, a função dessas luzes é iluminar suavemente as bordas da pista. Se as lâmpadas forem muito fortes, porém, a visibilidade será reduzida.
Alguns veículos ainda possuem uma lanterna traseira de neblina, uma luz vermelha de forte intensidade. Se não houver cerração, ela deverá ser desligada, pois causa ofuscamento nos motoristas que vêm atrás.
"Nunca use o pisca-alerta para não confundir outros motoristas e não acenda o farol alto", aconselha Cláudio Ceoloni, tenente da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo.
Para que os vidros não sejam o vilão, limpe-os com um removedor de gordura por fora e por dentro -pode ser um limpa-vidros doméstico. Mas, se houver películas escuras ("insul-film"), a manutenção deverá ser feita com um pano seco.
Sob neblina, não pare na pista. Até o acostamento pode ser perigoso. No entanto, se for imprescindível interromper a viagem, ligue o pisca-alerta, coloque o triângulo de segurança a 100 metros e retire todos os ocupantes do veículo, mesmo que esteja frio ou chovendo.


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