São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

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CARTAS

Custo Mitsubishi
"Levei meu Mitsubishi para a revisão dos 35 mil km na concessionária Brabus, onde apontaram a necessidade de troca das pastilhas e dos discos de freio. O orçamento: R$ 5.000. Estranhei, pois os freios não faziam nenhum barulho anormal e o veículo freava bem. Resolvi consultar, então, um mecânico particular para comparar os valores. Ele diagnosticou que as pastilhas dianteiras deveriam ser trocadas e que a traseira ainda aguentaria rodar mais cerca de 5.000 km. Quanto aos discos, segundo ele, estavam em perfeito estado. Orçamento: R$ 350."
JOSÉ EDUARDO SCHWARTSMAN (São Paulo, SP)

Resposta da Mitsubishi - "Realmente houve um equívoco do funcionário da concessionária ao informar o custo do serviço. A montadora entrou em contato com o consumidor e reitera seu pedido de desculpas pelos transtornos causados, acrescentando que o funcionário será treinado novamente para atender aos padrões de qualidade propostos pela marca".



Motor da Kawasaki
"Comprei uma Kawasaki ER-6N, que saiu da concessionária com defeito de fábrica. Rodei apenas 25 km e retornei à revenda devido a um comportamento estranho do motor: engasgava e falhava muito nas faixas de rotação mais baixas. A moto ficou o dia inteiro na revenda para análise e disseram que, para efetuar o diagnóstico, seria necessário, antes, retirar o rastreador que mandei instalar por questões de segurança."
PEDRO BALTHAZAR (São Paulo, SP)

Resposta da Kawasaki - "Para que o técnico da concessionária possa efetuar os procedimentos conforme o manual oferecido pela fábrica, não pode haver nenhum acessório instalado na motocicleta, especialmente se o mesmo alterar ou interferir no funcionamento do motor (nesse caso, o sistema de ignição e injeção eletrônica). Após a retirada do rastreador, constatou-se que o sintoma havia sido ocasionado por queima de um componente elétrico. E foi concedido, em caráter de cortesia, o reparo da motocicleta."

Réplica do leitor - "A peça trocada não tem nenhuma relação com o rastreador, e sim com a injeção eletrônica do motor da moto."



Voyage barulhento
"Comprei um Voyage zero-quilômetro que fazia barulhos estranhos. Na época, a Volkswagen disse que a culpa poderia ser dos rolamentos. Levei o carro até uma concessionária da marca, onde ficou por um dia inteiro. Devolveram o veículo dizendo que haviam trocado as peças defeituosas. O carro realmente voltou sem os ruídos, mas, para minha surpresa, 5.000 km depois, os barulhos voltaram. Não sei o que fazer, pois parece ser um problema de má qualidade das peças usadas. Não consigo contato com a fábrica da Volkswagen. Quero a troca do carro ou a solução definitiva do problema."
SEVERINO DE LIMA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após as correções realizadas, o veículo foi entregue em condições normais de uso ao cliente no dia 6 de outubro."

Réplica do leitor - "Trocaram o rolamento e parece que o problema foi resolvido."


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