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SALÃO DE GENEBRA
Alemanha e França trazem novidades mais importantes
Neutro, Salão de Genebra também revela estréias japonesas e italianas
DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA
Como nenhuma montadora
produz carros na Suíça, o Salão
de Genebra pode ser considerado um território neutro.
Mas é clara a influência dos
países vizinhos -ainda mais
daqueles que cedem os três
idiomas falados no país. Até
porque a França e a Alemanha
são os maiores produtores de
automóveis da Europa.
A Mercedes-Benz revelou o
novo Classe C, seu veículo mais
vendido no mundo. Com motores até 13% mais potentes e 6%
mais econômicos, o sedã tem,
pela primeira vez, duas frentes.
Dependendo da versão, a estrela é presa ao capô ou à grade, o
que era reservado só aos modelos esportivos da montadora.
O novo Classe C dará origem
ao modelo que será fabricado
na unidade de Juiz de Fora
(MG), mas a DaimlerChrysler
do Brasil não informou quando
nem como isso acontecerá.
Já a Audi reservou Genebra
para lançar o cupê A5 e o seu
"irmão nervoso", o S5. A volta
da marca ao segmento é celebrada com um carro para quatro pessoas e 455 litros de espaço no porta-malas.
O motor mais fraco é o 1.8T,
com 170 cv (cavalos). Por sua
vez, o S5 conta com um V8 (oito
cilindros em "V") de 354 cv, indo a 100 km/h em 5,1s.
Peruas
O ex-jogador do São Paulo
Marcelinho Paraíba (hoje no
alemão Wolfsburg) trouxe ao
palco da Volkswagen a Golf Variant -mas os brasileiros podem chamar de Jetta Variant.
A terceira geração da perua
tem lanternas que, ao invadirem a lateral, enfatizam a amplitude de abertura da tampa
do bagageiro, que é de mais de
1 m. O único motor a gasolina,
por enquanto, tem 102 cv.
Se a Citroën mostrou a versão da C4 Picasso para cinco
pessoas, a Peugeot e a Renault
atacaram com conceitos de futuras peruas: respectivamente,
a do 207 e a do Clio.
Na 207 SW Outdoor, as lanternas são como as da 407 SW,
que invadem a lateral. Já a Clio
Grand Tour tem 4,2 metros de
comprimento e é equipada com
um motor de 200 cv.
O estande da Fiat foi domi-
nado pelo Bravo, que, na Eu-
ropa, substitui o Stilo.
Mas o melhor da Itália foi reservado pela Lamborghini. O
Gallardo Superleggera é 10 cv
mais potente e 100 kg mais leve, graças ao uso de materiais
especiais como fibra de carbono nos bancos e titânio nas rodas. Resultado: são 530 cv para
ir a 100 km/h em 3,8s, 0,2s a
menos que o modelo comum.
Japão
Ainda que o Japão esteja bem
longe da Suíça, vale destacar a
mudança apresentada pela Nissan. O novo X-Trail não ganhou
só uma nova aparência mas
também um novo chassi.
A tração 4x4 permanente
conta agora com dispositivo
que mantém velocidade em subidas e descidas íngremes.
Os brasileiros vão ter de esperar bastante para comprar o
novo X-Trail. Pela primeira
vez, um carro produzido no Japão será vendido primeiro na
Europa e depois no mercado local.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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