São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

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SALÃO DE GENEBRA

Alemanha e França trazem novidades mais importantes

Neutro, Salão de Genebra também revela estréias japonesas e italianas

DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

Como nenhuma montadora produz carros na Suíça, o Salão de Genebra pode ser considerado um território neutro.
Mas é clara a influência dos países vizinhos -ainda mais daqueles que cedem os três idiomas falados no país. Até porque a França e a Alemanha são os maiores produtores de automóveis da Europa.
A Mercedes-Benz revelou o novo Classe C, seu veículo mais vendido no mundo. Com motores até 13% mais potentes e 6% mais econômicos, o sedã tem, pela primeira vez, duas frentes. Dependendo da versão, a estrela é presa ao capô ou à grade, o que era reservado só aos modelos esportivos da montadora.
O novo Classe C dará origem ao modelo que será fabricado na unidade de Juiz de Fora (MG), mas a DaimlerChrysler do Brasil não informou quando nem como isso acontecerá.
Já a Audi reservou Genebra para lançar o cupê A5 e o seu "irmão nervoso", o S5. A volta da marca ao segmento é celebrada com um carro para quatro pessoas e 455 litros de espaço no porta-malas.
O motor mais fraco é o 1.8T, com 170 cv (cavalos). Por sua vez, o S5 conta com um V8 (oito cilindros em "V") de 354 cv, indo a 100 km/h em 5,1s.

Peruas
O ex-jogador do São Paulo Marcelinho Paraíba (hoje no alemão Wolfsburg) trouxe ao palco da Volkswagen a Golf Variant -mas os brasileiros podem chamar de Jetta Variant.
A terceira geração da perua tem lanternas que, ao invadirem a lateral, enfatizam a amplitude de abertura da tampa do bagageiro, que é de mais de 1 m. O único motor a gasolina, por enquanto, tem 102 cv.
Se a Citroën mostrou a versão da C4 Picasso para cinco pessoas, a Peugeot e a Renault atacaram com conceitos de futuras peruas: respectivamente, a do 207 e a do Clio.
Na 207 SW Outdoor, as lanternas são como as da 407 SW, que invadem a lateral. Já a Clio Grand Tour tem 4,2 metros de comprimento e é equipada com um motor de 200 cv.
O estande da Fiat foi domi- nado pelo Bravo, que, na Eu- ropa, substitui o Stilo.
Mas o melhor da Itália foi reservado pela Lamborghini. O Gallardo Superleggera é 10 cv mais potente e 100 kg mais leve, graças ao uso de materiais especiais como fibra de carbono nos bancos e titânio nas rodas. Resultado: são 530 cv para ir a 100 km/h em 3,8s, 0,2s a menos que o modelo comum.

Japão
Ainda que o Japão esteja bem longe da Suíça, vale destacar a mudança apresentada pela Nissan. O novo X-Trail não ganhou só uma nova aparência mas também um novo chassi.
A tração 4x4 permanente conta agora com dispositivo que mantém velocidade em subidas e descidas íngremes.
Os brasileiros vão ter de esperar bastante para comprar o novo X-Trail. Pela primeira vez, um carro produzido no Japão será vendido primeiro na Europa e depois no mercado local. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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