São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

6% da frota polui além do permitido

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) estabelece limites que a montadora deve respeitar ao produzir um veículo. Criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em 1986, ele já reduziu em 50% os efeitos maléficos à saúde dos brasileiros.
Desde que foi implantado, o programa reduziu a emissão de poluentes de veículos novos em cerca de 97%, por meio da limitação progressiva da emissão de poluentes.
Isso foi possível graças a tecnologias como catalisador e injeção eletrônica. Em 1995, 45% da frota estava fora das especificações estabelecidas. Hoje, o número é de 6%.
Mas é preciso dizer que trata-se de uma norma antiga. Enquanto ela permite que um carro emita 0,6 g de óxido de nitrogênio por quilômetro rodado, a regra em vigor na Europa permite apenas 0,25 g.
Além disso, tem colaborado com a queda da emissão dos poluentes uma gasolina com menos enxofre, o que causa menos fumaça, explica Homero Carvalho, da Cetesb. "A gasolina melhorou."


Texto Anterior: Peças & acessórios: Fumaça preta dá multa de R$ 854
Próximo Texto: Fique ligado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.