|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Land Rover traz curso de "off-road" ao Brasil, e Audi ensina técnica de pilotagem
Úteis no dia a dia, dicas ajudam a encarar adversidades e fazem a autoescola parecer jardim da infância
FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A EASTNOR (INGLATERRA)
Populares na Europa, cursos
avançados de condução ganham força no Brasil. Hoje,
apenas a BMW e a Honda (motos) oferecem esse tipo de aula,
mas elas devem receber,
em breve, a companhia de duas
outras marcas.
A primeira é a Audi, que estreia no dia 23, em Porto Alegre, um módulo itinerante que
correrá vários autódromos nacionais, com previsão de chegar
a Interlagos em 14 de maio.
No segundo semestre é a vez
da Land Rover, que finaliza
a sua pista "off-road" no interior de São Paulo.
Focando a parte prática, esses dois cursos mostram ao
motorista como explorar a tecnologia disponível nos modelos
mais sofisticados e potentes.
Também preparam o condutor para enfrentar situações extremas de dirigibilidade. O
exercício que simula, em pista
fechada, frenagem de emergência a 80 km/h com desvio e piso
molhado é um dos preferidos
pelos participantes.
Mas, apesar de contar com
estrutura de segurança e equipes de resgate à disposição,
nem sempre os cursos são voltados para o público em geral.
É o caso dos programas da
Porsche, que exigem do interessado que ele use o próprio
carro (da marca) nas aulas. Por
isso, pagam-se R$ 850, metade
do valor cobrado por montadoras que emprestam o veículo.
Pós-graduação
A Folha participou dos módulos "direção defensiva" e "pilotagem esportiva", ministrados por BMW e Audi, respectivamente, além do "off-road"
intensivo, da Land Rover, em
Eastnor (Inglaterra) -será semelhante ao nacional.
Em comparação com as bucólicas aulas de autoescola, esses cursos, que duram em média um dia, são uma espécie de
pós-graduação em direção.
E na Disneylândia: mesmo
no nível básico, a maioria dos
exercícios provoca frio na barriga. Mas, após a quinta tentativa, se você aprender a controlar o carro, até a prova de derrapagem em curva a 60 km/h
virará moleza.
"O curso de direção defensiva provoca o condutor a não
agir pelo instinto de sobrevivência, que, às vezes, leva-o à
imperícia, como frear no momento errado", diz César
Urnhani, instrutor da BMW.
O jornalista viajou a convite da Land Rover
Folha Online
Assista ao vídeo do curso
de direção da BMW
www.folha.com.br/100999
Texto Anterior: E eu com isso? Próximo Texto: Classic 2011 copia Corsa chinês aposentado Índice
|