São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Land Rover traz curso de "off-road" ao Brasil, e Audi ensina técnica de pilotagem

Úteis no dia a dia, dicas ajudam a encarar adversidades e fazem a autoescola parecer jardim da infância

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A EASTNOR (INGLATERRA)

Populares na Europa, cursos avançados de condução ganham força no Brasil. Hoje, apenas a BMW e a Honda (motos) oferecem esse tipo de aula, mas elas devem receber, em breve, a companhia de duas outras marcas.
A primeira é a Audi, que estreia no dia 23, em Porto Alegre, um módulo itinerante que correrá vários autódromos nacionais, com previsão de chegar a Interlagos em 14 de maio.
No segundo semestre é a vez da Land Rover, que finaliza a sua pista "off-road" no interior de São Paulo. Focando a parte prática, esses dois cursos mostram ao motorista como explorar a tecnologia disponível nos modelos mais sofisticados e potentes.
Também preparam o condutor para enfrentar situações extremas de dirigibilidade. O exercício que simula, em pista fechada, frenagem de emergência a 80 km/h com desvio e piso molhado é um dos preferidos pelos participantes.
Mas, apesar de contar com estrutura de segurança e equipes de resgate à disposição, nem sempre os cursos são voltados para o público em geral. É o caso dos programas da Porsche, que exigem do interessado que ele use o próprio carro (da marca) nas aulas. Por isso, pagam-se R$ 850, metade do valor cobrado por montadoras que emprestam o veículo.

Pós-graduação
A Folha participou dos módulos "direção defensiva" e "pilotagem esportiva", ministrados por BMW e Audi, respectivamente, além do "off-road" intensivo, da Land Rover, em Eastnor (Inglaterra) -será semelhante ao nacional.
Em comparação com as bucólicas aulas de autoescola, esses cursos, que duram em média um dia, são uma espécie de pós-graduação em direção.
E na Disneylândia: mesmo no nível básico, a maioria dos exercícios provoca frio na barriga. Mas, após a quinta tentativa, se você aprender a controlar o carro, até a prova de derrapagem em curva a 60 km/h virará moleza.
"O curso de direção defensiva provoca o condutor a não agir pelo instinto de sobrevivência, que, às vezes, leva-o à imperícia, como frear no momento errado", diz César Urnhani, instrutor da BMW.


O jornalista viajou a convite da Land Rover

Folha Online
Assista ao vídeo do curso de direção da BMW
www.folha.com.br/100999




Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Classic 2011 copia Corsa chinês aposentado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.