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peças & acessórios
Proteção a freio ressurge com recall
Aceleração involuntária faz Toyota e GM adotarem sistema que já existe em todos os VW
RICARDO RIBEIRO
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Após o recall mundial de 8,5
milhões de carros com problemas de aceleração involuntária,
a Toyota decidiu adotar em todos os modelos um dispositivo
eletrônico que avisa o motor da
falha (veja quadro ao lado).
Na cola, a concorrente GM
anunciou, na semana passada,
que, até 2012, usará sistema semelhante em todos os seus carros. Ambas começarão pelos fabricados nos EUA e não têm
prazo para chegar ao Brasil. Segundo as montadoras, isso não
aumentará o preço do veículo.
Esse sistema de segurança
para freios, porém, não é novidade. Existe desde a introdução
da unidade de controle eletrônico do motor. A Volkswagen,
por exemplo, oferece-o em toda
a sua linha, inclusive no Brasil.
A diferença é que a central
eletrônica de carros automáticos será reprogramada. Ao ser
alertada de que os pedais do
freio e do acelerador estão sendo pressionados ao mesmo
tempo, ela ordenará a redução
da rotação do motor, o que desacelerará o veículo.
Em carros manuais, pisar na
embreagem tem o mesmo efeito para impedir a aceleração.
"O pânico gerado pelo recall
da Toyota alertou a GM a agregar esse valor com o interesse
de transmitir segurança aos
seus clientes", avalia José Edson Parro, presidente da AEA
(Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
Quem já oferece
Segundo Marcos Romaro,
gerente técnico do Cesvi Brasil
(Centro de Experimentação e
Segurança Viária), a decisão de
instalar a tecnologia é da montadora. "A própria GM já oferece esse sistema desde 2003."
Ele está disponível em modelos topo de linha de marcas do
grupo, como o Cadillac CTS-V e
o Corvette ZR1.
A Volkswagen já adota a proteção em todos os veículos com
câmbio manual ou automático.
"É determinação da empresa",
explica José Carlos Loureiro,
gerente de engenharia.
A diferença é que, no sistema
da VW, a central eletrônica corta o sinal do acelerador e apenas o freio funciona.
A Volkswagen também possui um modo de segurança
(Safe), em todos os modelos,
que monitora os pedais e a borboleta. Quando ele detecta alguma anomalia, fecha a borboleta e impede a entrada de combustível no motor.
"Uma luz acende no painel, e
a velocidade fica limitada a cerca de 30 km/h. É uma segunda
proteção, porque os dispositivos de segurança estão em redundância. Se um não funcionar, tem o outro", diz Loureiro.
Já a Ford vai usar um sistema
para bloquear a aceleração involuntária no novo Fiesta, lançado na Europa e que chega ao
Brasil em 2011, declarou o presidente mundial da montadora,
Alan Mulally.
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