São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-DÚVIDAS

1 Todas as montadoras vão adotar o sistema?
A GM anunciou que vai adotar o sistema em toda a sua produção até 2012, e a Mazda, até 2011. A Toyota já havia informado, ainda durante o recall por problemas no acelerador de alguns modelos, que também adotará a reprogramação.

2 O sistema chegará ao Brasil?
A Volkswagen já oferece sistema semelhante em toda a linha, inclusive no Brasil. A Toyota informou que começará pelos EUA, mas todas as fábricas, incluindo a brasileira, passarão a reprogramar os veículos, mas não há prazo definido. Já a GM afirma que a medida anunciada pela matriz vale, a princípio, apenas para as fábricas norte-americanas. A Ford declara que o novo Fiesta, previsto para chegar aqui em 2011, terá o sistema.

3 A instalação do sistema vai deixar o veículo mais caro?
Não. É apenas uma reprogramação do programa da central eletrônica que controla o motor, com base nas informações enviadas pelo sensores que monitoram os pedais do acelerador e do freio. Esses sensores estão prontos para serem usados com freios ABS e ESP (controle de estabilidade).


Texto Anterior: Até Kombi já tem bloqueio de acelerador
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.