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São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

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Velhos cuidados ainda são essenciais

MÁRVIO DOS ANJOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os bicombustíveis estão chegando, mas alguns cuidados permanecem iguais. Evitar guiar com o carro na reserva é um deles.
Nos modelos mais modernos, que usam bomba elétrica, os combustíveis são utilizados para lubrificar a bomba e manter a temperatura ideal. No caso de quem dirige sempre com o tanque na reserva, o desgaste da bomba pode acontecer bem mais cedo.
"Como a bomba se localiza no fundo do tanque, as impurezas deixadas por combustível de baixa qualidade são puxadas primeiro, entupindo o bico injetor e causando o travamento da bomba", afirma Luverci Francisco do Monte, encarregado da oficina da Davox, concessionária Volkswagen. "É um conselho que vale para qualquer carro", diz Monte.
Se, em carros a gasolina e a álcool, é contra-indicado rodar com o tanque na reserva devido à sobrecarga da bomba, nos a gás e a gasolina essa recomendação também é útil, apesar de haver independência do sistema de gás.
É necessário manter um pouco de gasolina no tanque porque, na ignição, a bomba automaticamente começa a funcionar, mandando combustível para o motor.

"Ração"
"Quando não há gasolina, ela fica funcionando constantemente a seco", diz João Alvarez Filho, gerente-executivo de motor e transmissão da Volkswagen. Isso força uma troca prematura da peça. Em modelos como o Fiat Mille, isso pode custar mais de R$ 400.
Alguns dos dispositivos de conversão a gás conseguem interromper o funcionamento da bomba, que passa a ser submetida a outro problema: imersa no tanque, ela acumula os resíduos deixados pela deterioração natural do combustível não utilizado.
A oxidação da gasolina no tanque e nas tubulações enquanto se usa o gás é um descuido frequente. O combustível armazenado perde a validade e cria borras.
"É o mesmo que acontece quando você viaja e deixa seu carro parado na garagem por um mês", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Enquanto os engenheiros não vêem necessidade de uma "ração" diária de combustível, mecânicos das revendas recomendam que se rode pelo menos uma vez por semana com combustível líquido.



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