São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

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Legião urbana

Renato Stockler/Folha Imagem
Da esq. para a dir., Civic (o menor porta-malas), Mégane (o mais caro) e Vectra (o mais lento)


Quando analisados desempenho, preço e equipamentos de série, Civic é melhor que Mégane Sedan, que supera Vectra

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Quando a Renault lançou o novo Mégane Sedan, em março, ficou devendo o motor 2.0, que só agora chega às revendas. O atraso teve um preço alto: a versão começa a ser vendida na mesma época em que a oitava geração do Honda Civic passa a ser produzida em São Paulo.
Assim, o Mégane perde algumas exclusividades. Ele seria o único a oferecer câmbio automático com trocas manuais. Na versão topo de linha, o Civic não só as oferece mas também permite que sejam feitas por meio de aletas no volante.
Em comparação com o Mégane e o Chevrolet Vectra -o líder da categoria-, o Civic é o melhor. Além de ter a relação custo/benefício mais vantajosa, são do modelo de origem nipônica as melhores tomadas de aceleração, retomada e frenagem nos testes feitos pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia.
É bem verdade que o Mégane Sedan chega perto -a diferença de potência entre os dois é de 2 cv (cavalos). Para que o velocímetro digital do Honda indique 100 km/h, são necessários 11,59s, enquanto o Renault leva 12,65s. O Vectra fica bem para trás, com a marca de 13,94s.
A Chevrolet é a única que usa motor bicombustível. Mas nem o álcool, que eleva a potência do Vectra de 121 cv para 128 cv, dá fôlego ao sedã. Com o câmbio em "drive", ele retoma de 40 km/h a 100 km/h em 11,15s. Se rodar com gasolina, serão 12,18s. E o Civic requer 10,22s.

Defeito
O maior problema do Civic é seu porta-malas. Ali cabem somente 340 litros, contra 526 litros que comporta o bagageiro do Vectra. Já o Mégane Sedan transporta 520 litros.
A Honda não pode nem culpar o comprimento do Civic por seu compartimento ser menor: o Civic é apenas 1 cm mais curto que o Mégane, mas o Vectra é 13 cm mais comprido. A medida entreeixos -um dos principais parâmetros do espaço interior- do Honda e do Chevrolet são idênticas.
Segundo a fábrica, o espaço interno do Civic foi importante para o desenho externo do sedã. Isso significa que o motorista pode aproveitar melhor o ambiente futurista, com o inclinado pára-brisa de 1,52 m2, o maior do mercado, e o painel dividido em dois "andares". Estudos da fábrica indicam que o mostrador superior deve indicar as informações mais importantes: a velocidade, a temperatura do motor e o que resta de combustível no tanque.

Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras NA INTERNET - Veja todos os números dos testes na Folha Online http://www.folha.com.br/061585
Instituto Mauá de Tecnologia 0/xx/11/4239-3092 www.maua.br


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