São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

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Agile de cabo a rabo

Novo GM quer deter VW Fox, que muda no mês que vem; projeto Viva ainda terá um sedã e uma picape em 2010

Fábio Gonzalez/Divulgação
Ao pé da cordilheira dos Andes, Agile expõe caimento do teto, como o do conceito GPix

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MENDOZA

A força e a persistência dos primeiros habitantes de Mendoza, na Argentina, que criaram sistemas de irrigação para aproveitar o degelo da cordilheira dos Andes, transformaram uma área desértica em próspera, abrigando 80% da produção de vinhos argentinos.
É dessa mesma força que a GM precisa para alavancar suas vendas no Brasil e sair da terceira posição no ranking geral.
Talvez por isso tenha escolhido o local para o lançamento do Agile, que inaugura o plano de renovação da linha até 2012 e é o primeiro carro todo novo após a concordata da matriz.
O Agile ficará entre o Corsa, com (mais uma) mudança estética para novembro, e o Astra. Na mira está o Fox, posicionado entre o Gol e o Polo, e que rouba cliente dos dois VW.
Para isso, o Agile foi desenvolvido no Brasil, será fabricado em Rosario (Argentina) e aposta no custo-benefício.
A versão de entrada, agora chamada de LT (nova sigla global da GM), parte de R$ 37.708 e tem direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, computador de bordo e controlador de velocidade.
É caro, mas surpreende pelos equipamentos ausentes nos concorrentes, como o Volkswagen Fox (R$ 33.490) e o Renault Sandero (R$ 31.880).
A topo de linha (LTZ), com faróis de neblina, rodas de aro 15 e toca-CDs com entrada auxiliar, chega a R$ 42.706. É preço de Polo sem tantos mimos.
Os 4 m de comprimento e o 1,47 m de altura, medida menor que a do Fox, são suficientes para acomodar bem dois adultos no banco traseiro, ainda que herde, do carro-conceito GPix, caimentos laterais.

Fora de esquadro
A enorme grade separada por uma barra no meio deixa a frente um tanto exagerada. Ao vivo, os faróis parecem maiores do que deveriam e usam o recurso do Sandero -carcaça grande e parábola pequena.
Não há como negar que até impressiona, mas há certa decepção ao entrar. O acabamento do interior não honra um projeto todo novo e ambicioso.
O belo painel, que mistura mostradores digitais e analógicos com a nova identidade "ice blue" (tons de azul), não combina com tantos plásticos duros -semelhantes aos do Celta.
O banco do motorista e o volante têm regulagens de altura, mas o vidro elétrico traseiro só aparece na versão mais cara.
Ao dirigir, a sensação é a de estar num Corsa. Rodando com o modelo destinado ao mercado argentino, com motor 1.4 a gasolina (92 cv), o desempenho não é lá dos melhores.
Como o combustível e a regulagem do motor são diferentes, levamos para a pista o Agile que será vendido no Brasil na próxima semana, com motor 1.4 "flex" de até 102 cv.
Quer saber como ele encara o teste Folha-Mauá?


O jornalista viajou a convite da Chevrolet, que cedeu o Agile para avaliação e teste

Assista ao vídeo exclusivo do Chevrolet Agile nos Andes argentinos
www.folha.com.br/092814



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