São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011 |
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Freelander a diesel chega por R$ 130 mil e se sai bem na lama Land Rover promove teste para mostrar que jipinho pode mais do que ir ao shopping DO ENVIADO ESPECIAL A NATAL (RN) O Freelander 2 é um carro eclético, que vai bem desfilando a caminho do shopping ou se embrenhando em uma trilha fora de estrada. Com a chegada da versão diesel (a partir de R$ 130 mil), a vocação aventureira se sobrepõe, sem abrir mão do conforto. O jipinho de luxo se sente à vontade na terra, ajudado pelo motor 2.2 SD4 turbodiesel (190 cv) e pelo sistema Terrain Response. Fácil de usar, esse recurso permite ajustar a tração segundo o tipo de piso. São quatro modos: Lama, Grama, Cascalho e Areia. No test-drive de 400 km em meio a estradas de cascalho e dunas em Natal (RN), só a transmissão automática de seis velocidades se mostrou um pouco atrapalhada diante dos desafios; sorte que os controles eletrônicos logo fazem as correções necessárias. POUCOS MIMOS O motor a diesel oferece muito torque em baixas rotações. O Freelander é bem esperto nas retomadas, mas não tanto nas acelerações. Pena que faltem mimos valorizados por clientes, como a entrada USB para o som e a câmera de ré. Apesar de custar R$ 8.000 a mais que o Freelander a gasolina, a versão SD4 deve se tornar a opção mais vendida da linha. O motor a diesel é mais econômico e, por isso, proporciona maior autonomia ""o que é essencial em regiões onde há poucos postos de combustível. Para atravessar um riacho com até 50 cm de profundidade, basta colocar o câmbio em primeira marcha e o seletor da tração no modo lama. Dessa maneira é possível simular a atuação de uma caixa de redução, que é exigência da legislação brasileira para a homologação de jipes movidos a diesel. O Freelander briga com utilitários mais urbanos, disponíveis apenas em versões a gasolina, como o BMW X1 (a partir de R$ 116 mil) e o Mini Countryman (R$ 108.750). O silêncio do motor a gasolina até combina melhor com a bolsa Louis Vuitton ou o terno Armani. Mas só um lorde de verdade, como o inglês Freelander, não perde a classe mesmo no meio da lama. (Felipe Nóbrega) O jornalista viajou a convite da Land Rover, que cedeu o carro para avaliação Texto Anterior: Nova versão: Volvo lança XC60 com motor 2.0 turbo; preço parte de R$ 119,9 mil Próximo Texto: Reestilização: Visual muda em breve na Inglaterra Índice | Comunicar Erros |
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