São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Recém-lançadas, Amarok e Hoggar são micos de venda

Picapes novas vendem menos que veterana Ford Courier; Strada e Hilux batem recorde no acumulado deste ano

Segmento de picapes foi o que mais cresceu em 2010 e faz VW e Peugeot mudarem estratégia para sair da lanterna


FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Os veículos utilitários alavancam a venda de automóveis no país. De janeiro a agosto, 431 mil unidades foram emplacadas -29% a mais que no mesmo período do ano passado. Eles passam a representar quase um quarto do total de licenciamentos.
O segmento de picapes foi o que mais prosperou: 31,3%. No entanto, tradicionalista, mostra-se resistente à chegada de novos produtos.
Em três meses de vida, a compacta Peugeot Hoggar e a média VW Amarok amargam vendas tímidas.
A picape da Peugeot até se destaca pela maior caçamba da categoria, mas só emplaca 500 unidades por mês, um terço do previsto -menos até que a velha Ford Courier.
Em agosto, a líder Fiat Strada vendeu 10.943 unidades, e a VW Saveiro, 5.450.
A Peugeot diz que precisa criar um departamento exclusivo em suas concessionárias para atender a frotistas.

ANTI-HILUX
Já a Volkswagen, que investiu R$ 750 milhões no desenvolvimento da sua primeira picape média, diz estar "satisfeita" com a venda de 380 Amarok por mês.
A Toyota, por exemplo, emplaca 2.600 Hilux com um quarto dos pontos de venda.
A principal limitação da Amarok (R$ 119 mil) é o restrito leque de configurações.
O modelo foi lançado apenas na versão luxo, com cabine dupla, motor turbodiesel, tração 4x4 e câmbio manual.
Nesta semana, no entanto, chega a versão mais barata Trendline, que abre mão dos cromados da carroceria, dos bancos de couro e do ar-condicionado de duas zonas.
"Por R$ 103 mil, ela parece mais adequada ao mercado e deve, ao menos, duplicar as vendas da Amarok", prevê Fernando Reis, gerente de importados da Brasilwagen.
Até lá, as concessionárias VW serão orientadas a expor a Amarok em display promocional no showroom.
Já a GM ressuscita a versão Rodeio (R$ 66 mil) da S10, a única picape média "flex" e líder há 14 anos.
De carona, a Nissan amplia a gama da Frontier turbodiesel com a versão intermediária SE 4x2 (R$ 98 mil).


Texto Anterior: Metzeler lança pneu para inclinar até 45
Próximo Texto: Compacta: Strada terá 10ª versão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.