|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Recém-lançadas, Amarok e Hoggar são micos de venda
Picapes novas vendem menos que veterana Ford Courier; Strada e Hilux batem recorde no acumulado deste ano
Segmento de picapes foi o que mais cresceu em 2010 e faz VW e Peugeot mudarem estratégia para sair da lanterna
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Os veículos utilitários alavancam a venda de automóveis no país. De janeiro a
agosto, 431 mil unidades foram emplacadas -29% a
mais que no mesmo período
do ano passado. Eles passam
a representar quase um quarto do total de licenciamentos.
O segmento de picapes foi
o que mais prosperou: 31,3%.
No entanto, tradicionalista,
mostra-se resistente à chegada de novos produtos.
Em três meses de vida, a
compacta Peugeot Hoggar e
a média VW Amarok amargam vendas tímidas.
A picape da Peugeot até se
destaca pela maior caçamba
da categoria, mas só emplaca
500 unidades por mês, um
terço do previsto -menos até
que a velha Ford Courier.
Em agosto, a líder Fiat
Strada vendeu 10.943 unidades, e a VW Saveiro, 5.450.
A Peugeot diz que precisa
criar um departamento exclusivo em suas concessionárias para atender a frotistas.
ANTI-HILUX
Já a Volkswagen, que investiu R$ 750 milhões no desenvolvimento da sua primeira picape média, diz estar
"satisfeita" com a venda de
380 Amarok por mês.
A Toyota, por exemplo,
emplaca 2.600 Hilux com um
quarto dos pontos de venda.
A principal limitação da
Amarok (R$ 119 mil) é o restrito leque de configurações.
O modelo foi lançado apenas na versão luxo, com cabine dupla, motor turbodiesel,
tração 4x4 e câmbio manual.
Nesta semana, no entanto,
chega a versão mais barata
Trendline, que abre mão dos
cromados da carroceria, dos
bancos de couro e do ar-condicionado de duas zonas.
"Por R$ 103 mil, ela parece
mais adequada ao mercado e
deve, ao menos, duplicar as
vendas da Amarok", prevê
Fernando Reis, gerente de
importados da Brasilwagen.
Até lá, as concessionárias
VW serão orientadas a expor
a Amarok em display promocional no showroom.
Já a GM ressuscita a versão
Rodeio (R$ 66 mil) da S10, a
única picape média "flex" e
líder há 14 anos.
De carona, a Nissan amplia a gama da Frontier turbodiesel com a versão intermediária SE 4x2 (R$ 98 mil).
Texto Anterior: Metzeler lança pneu para inclinar até 45 Próximo Texto: Compacta: Strada terá 10ª versão Índice | Comunicar Erros
|