São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto de lei quer exigir código de peças no manual

Para montadoras, pluralidade de fornecedores inviabiliza especificação única

Autor do projeto de lei argumenta que listagem pode facilitar e baratear a manutenção do automóvel

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os carros podem ganhar um manual mais grosso caso o projeto de lei 125/2010 do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) seja aprovado.
Pela proposta, o livreto deve informar a denominação, a marca e até o código de referência das "principais peças" -automóveis têm, em média, 3.000 itens.
Para o senador, a listagem tende a baratear a manutenção do veículo.
"O consumidor não precisará recorrer às concessionárias. Poderá pesquisar, e isso alimentará a livre concorrência", prevê Ribeiro.
Para Cledorvino Belini, presidente da Anfavea (associação das montadoras), a existência de muitos fornecedores para um mesmo componente dinamiza muito essa codificação.
"A questão precisa ser melhor avaliada para se tornar viável", pondera Belini, que também preside a Fiat.
O projeto está em tramitação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, do Senado. Se aprovado, ainda precisará passar por votação na Câmara e por sanção do presidente Lula.
O Código de Defesa do Consumidor diz apenas que os fabricantes devem assegurar a oferta de peças.

NOVELA
A publicitária Helenita Di Lazzaro relata que, em março, teve dificuldades em repor o kit de embreagem do seu Corsa Sedan ano 2003.
Segundo Di Lazzaro, foram várias ligações para a concessionária, que, sem as peças em estoque, negou-se a informar os códigos de referência. A montadora também não conseguiu ajudá-la.
O perrengue só foi resolvido no mês passado, quando uma outra mecânica conseguiu comprar o conjunto da embreagem de um fornecedor independente.
Pouco consultados, segundo as próprias montadoras, os manuais atualmente informam, por exemplo, os períodos de revisões e a vida útil de componentes básicos, como filtros de óleo e pastilhas de freio.


Texto Anterior: Toyota inicia obra da fábrica de compactos
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.