UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força e preço impulsionam o C3 1.4

DA REDAÇÃO

Como numa corrida de bigas, a Citroën aprendeu a tirar o melhor dos cavalos para tornar sedutor o C3 1.4. É a versão de entrada na "família" do hatchback, cujos outros membros receberam motor 1.6.
Privilegiando a força em vez da potência, o carro revela um perfil urbano. São só 75 cavalos, o que o deixaria menos potente que "populares" como o Fiesta Supercharger (95 cv). Mas o torque faz dele um bom companheiro na hora de arrancar em semáforos e subir ladeiras sem muito esforço.
Os números do teste Folha-Mauá deixam clara a perda de desempenho em relação aos "irmãos". Da imobilidade aos 100 km/h, o 1.4 demora 13,88s, três segundos a mais que seus pares.
A menos que as estradas sejam o piso mais frequente, esse número não chega a incomodar. Em vez dele, há outro, mais evidente. O 1.4 custa a partir de R$ 27.970, contra R$ 31.540 da versão imediatamente superior.
Vale lembrar que não é só parte do desempenho que a diferença de preço leva embora. A principal perda é no freio. Enquanto as versões 1.6 vêm com ABS (antitravamento) e discos nas quatro rodas, a 1.4 usa tambores na traseira.
Além disso, desaparecem os faróis de neblina, as mesinhas nos encostos e o apoio para braços entre os bancos dianteiros. (EF)


Texto Anterior: Ficha técnica: Renault Kangoo 1.0
Próximo Texto: Ficha técnica: Citroën C3 GLX 1.4i 8V
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.