São Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2010

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Enquanto M5 não vem, Alpina traz B5 biturbo

Folha testa com exclusividade sedã de 507 cv "tunado" com aval da BMW

Motor 4.4 V8 ganhou 100 cv a mais; BMW 550i original tem 407 cv e já anda mais que Audi S6 e Mercedes E 500

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A DUBAI

A Alemanha tem uma dúzia de preparadores de carros que nunca estão satisfeitos com BMW, Mercedes e Audi.
Com razão, alguns ganharam a simpatia das montadoras e se tornaram oficiais, como a AMG, da Mercedes.
A Alpina, criada em 1983, nunca conseguiu esse status na BMW. Teve de conviver com a "M" (divisão Motor- sport) e "aturar" gerações e mais gerações de M3 e M5.
Pois agora a Alpina quer a revanche. Enquanto a BMW não lança o M5, surge o B5 Biturbo, sedã "tunado" lançado há dois meses na Europa.
Trata-se de um 550i com retrabalho em "powertrain" (motor e câmbio) e chassi (suspensão e freios).
Desta vez, porém, ficou mais fácil. A Alpina não teve de adaptar compressores. A própria BMW instalou duas belas turbinas entre as bancadas do motor 4.4 V8.
Original, ele já é uma usina. Imagine com pressão extra nos turbos e retrabalho no duplo comando de válvulas variável? São 100 cv a mais, gerando 507 cv, sob o comando de um raro câmbio automático de oito marchas.

DESEMPENHO
No autódromo de Dubai, a diferença é sutil. Os dois turbos entram em rotações mais altas (3.000 rpm) e comprimem o ar nos cilindros de forma mais bruta, agressiva.
No 550i, o pico de torque ocorre a apenas 1.750 rpm e segue no auge até 4.500 rpm. Ou seja, quase sempre o motor está na rotação ideal.
Não é à toa que as retomadas são exemplares. As arrancadas também. De 0 a 100 km/h, o 550i levou 5,1s, aponta o teste Folha-Mauá; o B5 vai em 4,7s, diz a Alpina.
A diferença não é absurda porque 1) o B5 é 90 kg mais pesado que o 550i; 2) com a mesma tração traseira, o B5 não consegue tracionar tanto em arrancadas, mesmo com enormes pneus 285/30 R20.
A Alpina não deve vendê-lo no Brasil. Na Alemanha, custa 95,4 mil (35% a mais que o 550i). Pensando bem, o 550i é melhor -enquanto o M5, de 555 cv, não vem.


O jornalista viajou a convite da Michelin, que cedeu o Alpina B5 para avaliação; a BMW cedeu o 550i para teste no Brasil


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