São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2008

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Fotos exclusivas mostram a "cara" do Gol G5

Folha consegue imagens do hatch que chega em março com o motor 1.4 da Kombi; em agosto, vem o sedã

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Depois de, em maior ou menor grau, mudar toda a sua gama nos últimos anos, a Volkswagen prepara a nova geração de seu carro-chefe.
O novo Gol, cujas fotos foram obtidas com exclusividade pela Folha, chegará às revendas em março sem substituir o atual e custará até R$ 3.000 a mais.
Se, em 2005, o Gol ganhou retoques interno e externo e a chancela de "quarta geração", agora ele realmente vai mudar.
As fotos, feitas no fim de agosto de 2007, mostram que o projeto original foi alterado. Os faróis terão contornos irregulares, como os do Polo, enquanto as lanternas serão divididas pela tampa do porta-malas.
Isso, para a Volkswagen, significa dar um ar mais sofisticado ao modelo. As luzes seguem o padrão: lembram as de SpaceFox, Golf, Eos, Passat e Jetta. Ser sofisticado significa estar entre o atual Gol e o Fox, previsto para mudar em 2009.
O minúsculo painel herdado do Fox sai de cena também para, enfim, tornar-se visível. A rejeição era tão grande que, na Argentina, o Gol foi lançado com mostradores maiores.
Outra novidade será o motor 1.4, derivado do 1.6 do Polo. Ele só era usado na Kombi e no Fox exportado para a Europa, mas ganhará a linha de passeio com o Gol no segundo semestre, em sua versão sedã.
Se o 1.0 gera 70 cv (cavalos), o 1.4 fica entre 78 cv e 80 cv, dependendo do combustível. Com álcool, o torque (força) sobe de 9,7 kgfm para 12,7 kgfm.
Enquanto isso, o Gol que conhecemos é vendido com descontos. A versão 1.6 Power, com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, pode ser encontrada por R$ 39 mil, R$ 2.000 abaixo da tabela.


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