São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

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City e Fiesta Sedan oferecem melhor custo-benefício

Mesmo lentos, hatches médios vendem esportividade; minivans são mais indicadas para família com criança

Carro de R$ 50 mil só consegue entregar bem dois quesitos, entre eles segurança, conforto, espaço ou desempenho

DE SÃO PAULO

Europeu adora a praticidade das peruas; brasileiro prefere mesmo os sedãs, com traseira pronunciada.
É ela, aliás, que faz toda a diferença, principalmente para quem precisa de espaço para as malas. Além de oferecer status, os sedãs compactos ainda são leves e casam bem com motores 1.6.
O do Honda City é "só" 1.5, mas tem duplo comando nas 16 válvulas. Resultado: é o mais disposto e econômico. Faz até 12,7 km/l de álcool.
Em números, o Ford Fiesta quase empata e oferece muitos itens de conforto e de segurança para compensar o aperto no banco traseiro.
Também na casa dos R$ 55 mil, o hatch médio Bravo é o único com motor "grande".
Seu 1.8 (132 cv) é vigoroso em ultrapassagens. Pena que a embreagem e o câmbio pareçam não se dar muito bem.

BÊBADO E EQUILIBRISTA
Para quem não tem pressa nem precisa levar o guarda-roupa na viagem de fim de semana, o Focus 1.6 (115 cv) é o carro. Ainda é macio, bem acabado -e "bebum"- como o 2.0, o topo de linha, aponta o teste Folha-Mauá.
Já o Citroën Aircross pende para o luxo "aventureiro", com direito até a estepe na tampa traseira e bússola.
O capricho está também no bom acerto da suspensão, que praticamente anula o bamboleio típico de carros de teto alto. Duro é convencer o motor de 113 cv a empurrar todo o peso extra. Retirar airbag e ABS (opcionais) não foi um regime inteligente.
O Kia Soul, que acaba de ganhar a versão "flex", cabulou o teste e apareceu só para a foto, onde se sai melhor.
Afinal, seu desenho simpático chama tanta a atenção que disfarça a forração pobre dos bancos, típica de "populares" que custam a metade.
Mas as últimas unidades do Soul a gasolina têm bons descontos. Dá para levar automático a preço de manual. A Honda também liquida o City e dá até R$ 5.000 de bônus. Santo Fiesta, que começa a tomar as vendas do líder.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
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