São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011 |
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City e Fiesta Sedan oferecem melhor custo-benefício Mesmo lentos, hatches médios vendem esportividade; minivans são mais indicadas para família com criança Carro de R$ 50 mil só consegue entregar bem dois quesitos, entre eles segurança, conforto, espaço ou desempenho DE SÃO PAULO Europeu adora a praticidade das peruas; brasileiro prefere mesmo os sedãs, com traseira pronunciada. É ela, aliás, que faz toda a diferença, principalmente para quem precisa de espaço para as malas. Além de oferecer status, os sedãs compactos ainda são leves e casam bem com motores 1.6. O do Honda City é "só" 1.5, mas tem duplo comando nas 16 válvulas. Resultado: é o mais disposto e econômico. Faz até 12,7 km/l de álcool. Em números, o Ford Fiesta quase empata e oferece muitos itens de conforto e de segurança para compensar o aperto no banco traseiro. Também na casa dos R$ 55 mil, o hatch médio Bravo é o único com motor "grande". Seu 1.8 (132 cv) é vigoroso em ultrapassagens. Pena que a embreagem e o câmbio pareçam não se dar muito bem. BÊBADO E EQUILIBRISTA Para quem não tem pressa nem precisa levar o guarda-roupa na viagem de fim de semana, o Focus 1.6 (115 cv) é o carro. Ainda é macio, bem acabado -e "bebum"- como o 2.0, o topo de linha, aponta o teste Folha-Mauá. Já o Citroën Aircross pende para o luxo "aventureiro", com direito até a estepe na tampa traseira e bússola. O capricho está também no bom acerto da suspensão, que praticamente anula o bamboleio típico de carros de teto alto. Duro é convencer o motor de 113 cv a empurrar todo o peso extra. Retirar airbag e ABS (opcionais) não foi um regime inteligente. O Kia Soul, que acaba de ganhar a versão "flex", cabulou o teste e apareceu só para a foto, onde se sai melhor. Afinal, seu desenho simpático chama tanta a atenção que disfarça a forração pobre dos bancos, típica de "populares" que custam a metade. Mas as últimas unidades do Soul a gasolina têm bons descontos. Dá para levar automático a preço de manual. A Honda também liquida o City e dá até R$ 5.000 de bônus. Santo Fiesta, que começa a tomar as vendas do líder. INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA www.maua.br; 0/xx/11/4239-3092 Texto Anterior: Segmento de 1.0 vai virar nicho, prevê especialista Próximo Texto: E eu com isso: Automóvel de verdade é acima de 1.4 Índice | Comunicar Erros |
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