São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

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peças & acessórios

Após um século, porta-luvas troca função

Motorista não usa mais luva, mas guarda no espaço coisas úteis e inúteis; Fox é único nacional sem ele

FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No início do século passado, quando os carros ainda não dispunham de sistema de vedação nem de aquecimento, os motoristas, no frio, precisavam guiar de luvas. Daí nasceu a idéia de criar um compartimento nos automóveis para guardá-las.
Os carros evoluíram, os motoristas abandonaram a vestimenta, mas o porta-luvas sobrevive até hoje. Sua função, porém, é bem diferente.
A atriz e dançarina Sheila Mello, 29, é uma das que transformam o porta-luvas do carro quase num segundo porta-malas. Dentro de seu Audi A3, carrega desde óculos de sol até garrafa de água, além de CDs, guia de ruas e guloseimas. Sobra espaço até para fotos autografadas, que distribui aos fãs.
Para o cantor Falcão, 50, carro sem o compartimento não presta. "Vendedor ambulante adora me dar tranqueira. É calculadora, flor, boneca, luminária. Querem que eu pendure no meu paletó", conta ele, dono de uma Citroën Xsara Picasso.
Não é porque alguém é famoso que deixa de ter esquisitices no porta-luvas. Hoje dono de um Mercedes-Benz Classe M, Denílson, 30, atacante do Palmeiras, confessa que carregava a calcinha de uma namorada. "Resolvi tirá-la depois que fui parado numa blitz."
O taxista Anselmo Rocha, 38, criou até um termo para o que carrega. "Levo meu "kit balada", com perfume, desodorante e preservativo", diz o motorista de uma Fiat Palio Weekend.
Mas não é só "inutilidade" que habita os compartimentos. Em carros mais sofisticados, há iluminação, encaixe para o manual do proprietário e, cada vez mais, conector para toca-MP3.
Igualmente cresce a opção de o porta-luvas ser climatizado. Nesse caso, os dutos devem ser higienizados junto com o sistema de ar-condicionado -em geral, a cada seis meses- para evitar contaminações.
Mas não é difícil encontrar, mesmo nos modelos mais simples, soluções interessantes para a peça, como repartições para caneta e o porta-copos.

Só prateleira
Os menores porta-luvas geralmente são os de automóveis compactos equipados com ar-condicionado, já que o filtro de ar rouba parte do espaço.
Mas há um compacto que nem sequer tem o compartimento: o Volkswagen Fox. Ele traz uma prateleira. Em compensação, existe uma gaveta sob o banco do motorista.
Por e-mail, a Volkswagen diz que "uma das grandes inovações do Fox é a localização do porta-luvas. Por se tratar de compartimento habitualmente ocupado por documentos e manual do proprietário, ou ainda por objetos que não se pretende mostrar e que não precisam estar o tempo todo à mão, o porta-luvas foi instalado numa gaveta embaixo do assento".
A auditora Ana Beatriz del Nero Masciotro, 27, arrumou uma solução para a falta do porta-luvas no Fox. Por R$ 100, comprou, na autorizada, uma tampa para fechar a prateleira.
"A gaveta sob o banco do motorista é útil, mas pouco prática. Para tirar um lenço, é necessário parar o veículo", explica.
Apesar de porta-trecos espalhados pelo interior dos veículos, tecnicamente só aquele do lado direito do painel e com tampa é um porta-luvas, entende o mercado automobilístico.


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