|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Montadoras concentram produção
Poucos grupos são donos de muitas marcas e acabam enfrentando problemas financeiros
DA REDAÇÃO
Um mundo hoje dominado
por grandes grupos automobilísticos não acredita quantas
eram as fábricas no começo do
século passado. Só a região de
Nova York abrigava mais de 50
fábricas até os anos 30. Na Alemanha -hoje o terceiro maior
produtor mundial-, eram 120.
As guerras mundiais e a crise
da Bolsa de Nova York em 1929
foram os grandes responsáveis
por pequenas empresas fecharem ou se juntarem. A Audi, por
exemplo, surgiu de quatro marcas, unidas para enfrentar as dificuldades econômicas que surgiram após 1932. A Alemanha
passou a ter 16 fabricantes.
Do começo do século 20 ao
fim da década de 30, Nova York
tinha acesso fácil a matérias-primas, e o transporte e a mão-de-obra eram baratos. Acreditava-se que cidades com estradas de ferro e portos levavam
vantagem sobre áreas sem eles
-caso do Estado de Michigan,
que acabou sendo a casa da GM,
da Ford e da Chrysler.
Em Manhattan, a S&M Simplex produzia carros com a
qualidade dos importados, mas
mais baratos. Seus fundadores
traziam Fiat e Renault e, em
1904, lançaram um americano
similar aos Mercedes-Benz da
época. Custava US$ 6.750, valor equivalente a atuais
US$ 140.625 (R$ 310 mil).
Mas essas fábricas quase artesanais deram lugar a grandes
corporações. Hoje os cinco
maiores grupos representam
36 marcas e produziram juntos, em 2005, 33 milhões de
veículos. Aumentar o leque de
opções, porém, colaborou com
as atuais crises financeiras.
"Internamente, é muito difícil acabar com uma divisão que
dá prejuízo. Por causa de uma
lealdade interna, brigas políticas e compromisso com revendedores, a GM levou 20 anos
para acabar com a Oldsmobile",
disse à Folha Michael Flynn,
das universidades da Califórnia
e de Doshisha (Japão). Por outro lado, o mercado já cogita
que a Ford venderá a Jaguar,
sua propriedade desde 1990.
Com "The New York Times"
Texto Anterior: Cinema dos EUA deu fama a drive-in no Brasil Próximo Texto: Em série especial, linha "off-road" da Fiat é vendida com mochila Índice
|