|
Próximo Texto | Índice
Chove não molha
Aventureira urbana, Fiat
Idea Dualogic enfrenta enchente melhor que Nissan Livina
X-Gear
Adriano Vizoni/Folha Imagem
|
|
Idea (à esq.) é 21 cm mais alta que a Livina, também decorada com para-choque de impulsão
teste folha-mauá
FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL
É fácil entender por que versões travestidas de "fora de estrada" fazem tanto sucesso entre consumidores urbanos.
Na semana passada, a chuva
ilhou a capital paulista e uniu o
rio à marginal Tietê. Foram 105
pontos de alagamento e, num
desses, estava a Fiat Idea Adventure Dualogic da foto.
Foi a salvação. A suspensão
reforçada e alta ajudou (e muito) na hora de superar as ruas
alagadas do Paraíso (zona sul)
-o nível da água não deve superar a metade da roda, recomenda o manual. A Idea mostrou que aceita um dedo a mais.
Já a Livina X-Gear, com a
suspensão normal e sem o bloqueio eletrônico do diferencial
(Locker) da rival, ficou na garagem. Radical? Só no visual.
Pelo menos as molduras que
contornam sua parte inferior
ajudam a mascarar o aspecto
insosso da minivan da Nissan,
um tanto magra e comprida.
A maquiagem, porém, sai por
R$ 4.000. É o sobrepreço da
X-Gear 1.8 (R$ 63,7 mil) em relação à Idea também equipada.
Na Fiat, a novidade é o câmbio automatizado (caixa manual com atuadores que trocam
as marchas sequencialmente).
No entanto, dá para levar a
Idea "off-road" de entrada por
R$ 55 mil. Mas sem freio ABS e
airbag, o aventureiro passa a
ser o motorista, e não a versão
topo de linha -35% das vendas.
A Livina agrada mais a quem
preza uma condução refinada,
relaxada, confortável.
Quê de perua
Acelerador obediente, boa
estabilidade e posição de guiar
mais baixa fazem você se sentir
guiando uma perua -segmento
engolido pelas minivans.
Donos de X-Gear, aliás, não
sentirão falta delas, pelo menos
na hora de acomodar a bagagem no porta-malas (449 l). O
bagageiro da Idea é quase 30%
menor, mesmo expulsando o
estepe para a tampa traseira.
O problema é que o pneu do
lado de fora vira para-choque e,
em manobras de marcha a ré,
pode amassar capôs alheios.
Outro detalhe da Idea que
serve mais para impressionar o
cunhado é o conjunto com bússola e inclinômetro no painel.
Longe de enchente, a Livina
chama a atenção pela chave
presencial, que permite abrir a
porta e ligar o carro sem tirar a
chave do bolso do motorista.
As montadoras cederam os carros para teste
Próximo Texto: Motor 1.8 da Livina é moderno e eficiente; o da Idea é o velho GM Índice
|