São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Chove não molha

Aventureira urbana, Fiat Idea Dualogic enfrenta enchente melhor que Nissan Livina X-Gear

Adriano Vizoni/Folha Imagem
Idea (à esq.) é 21 cm mais alta que a Livina, também decorada com para-choque de impulsão

teste folha-mauá

FELIPE NÓBREGA

DA REPORTAGEM LOCAL

É fácil entender por que versões travestidas de "fora de estrada" fazem tanto sucesso entre consumidores urbanos.
Na semana passada, a chuva ilhou a capital paulista e uniu o rio à marginal Tietê. Foram 105 pontos de alagamento e, num desses, estava a Fiat Idea Adventure Dualogic da foto.
Foi a salvação. A suspensão reforçada e alta ajudou (e muito) na hora de superar as ruas alagadas do Paraíso (zona sul) -o nível da água não deve superar a metade da roda, recomenda o manual. A Idea mostrou que aceita um dedo a mais.
Já a Livina X-Gear, com a suspensão normal e sem o bloqueio eletrônico do diferencial (Locker) da rival, ficou na garagem. Radical? Só no visual.
Pelo menos as molduras que contornam sua parte inferior ajudam a mascarar o aspecto insosso da minivan da Nissan, um tanto magra e comprida.
A maquiagem, porém, sai por R$ 4.000. É o sobrepreço da X-Gear 1.8 (R$ 63,7 mil) em relação à Idea também equipada.
Na Fiat, a novidade é o câmbio automatizado (caixa manual com atuadores que trocam as marchas sequencialmente).
No entanto, dá para levar a Idea "off-road" de entrada por R$ 55 mil. Mas sem freio ABS e airbag, o aventureiro passa a ser o motorista, e não a versão topo de linha -35% das vendas.
A Livina agrada mais a quem preza uma condução refinada, relaxada, confortável.

Quê de perua
Acelerador obediente, boa estabilidade e posição de guiar mais baixa fazem você se sentir guiando uma perua -segmento engolido pelas minivans.
Donos de X-Gear, aliás, não sentirão falta delas, pelo menos na hora de acomodar a bagagem no porta-malas (449 l). O bagageiro da Idea é quase 30% menor, mesmo expulsando o estepe para a tampa traseira.
O problema é que o pneu do lado de fora vira para-choque e, em manobras de marcha a ré, pode amassar capôs alheios.
Outro detalhe da Idea que serve mais para impressionar o cunhado é o conjunto com bússola e inclinômetro no painel.
Longe de enchente, a Livina chama a atenção pela chave presencial, que permite abrir a porta e ligar o carro sem tirar a chave do bolso do motorista.


As montadoras cederam os carros para teste


Próximo Texto: Motor 1.8 da Livina é moderno e eficiente; o da Idea é o velho GM
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.