São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

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LANÇAMENTO

Apesar de apostar nos traços do Siena e da Palio Weekend, fábrica quer seduzir clientes com sorteios e viagens

Novo design encoraja e amedronta a Fiat

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Atrás de Japão, França e Espanha, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de carros compactos. Incluem-se aí os derivados dos hatchbacks, como as peruas, que venderam 35 mil unidades em 2003, e os sedãs, com suas 160 mil unidades comercializadas no ano passado.
Pesquisas mostram que o design está entre os principais motivos de compra. Por isso, depois de cerca de três anos, a Fiat muda a Palio Weekend e o Siena, que chegam ao mercado em uma semana já como linha 2005. A frente é idêntica à do Palio, com direito a grade no estilo ralador de queijo e filete cromado nas versões topo de linha. A individualidade, claro, está na traseira.
E haja personalidade! A própria Fiat parece temer a reação do público em relação às traseiras de seus novos modelos. Tanto que vai sortear um Siena, uma Palio Weekend e quatro viagens para as Olimpíadas de Atenas entre quem for à concessionária fazer ao menos um test-drive.
A intenção do renomado estilista Giorgetto Giugiaro foi criar carros que parecem maiores do que realmente são. Os dois agora têm lanternas recortadas pela tampa do porta-malas.

Luz de ré
A Weekend -dona de 63% do mercado- tem vidro traseiro maior, o que melhora a visibilidade. As lanternas ficaram mais largas. Para ajudar a levantar a tampa do bagageiro, há um puxador que parece parte do pára-choque. Na parte inferior dele, há uma faixa preta para passar robustez.
A montadora italiana está trazendo outras novidades para a sua perua. A Fiat tratou de aprontar a Weekend Adventure para estrear junto com a versão estradeira, diferentemente do que aconteceu nas duas primeiras gerações.
No Siena, há uma saliência que faz as vezes de aerofólio. Não é nenhuma grande ou inédita idéia, já que o Chevrolet Corsa Sedan traz esse recurso.
O que mais se destaca no conjunto ótico é a luz de ré, que ficou redonda. A placa desceu para o pára-choque, que não tem friso. Nas laterais, a novidade é a maçaneta, inspirada na do Stilo. A capacidade do porta-malas foi mantida para os dois carros.
Com o mesmo interior do Palio, mas muito mais "clean" que o da segunda geração, Palio Weekend e Siena inauguram uma nova opção de motor: 1.8 Flex.
Ele também chega ao Palio, cujo preço foi mantido. Esse propulsor oferece, com gasolina, 106 cv (cavalos) e 17,5 kgfm de torque (força). A álcool, são 110 cv e 18,4 kgfm. Ele é produzido em parceria com a General Motors, mas o sensor do combustível é fornecido por empresas diferentes: Magneti Marelli para a Fiat e Delphi para a GM.
As duas configurações também podem ser equipadas com motorização 1.3 Flex, de 70 cv (gasolina) ou 71 cv (álcool). O sedã tem sua versão "popular", com o 1.0 Fire modificado no lançamento do Palio -são 65 cv. A carroceria antiga do Siena continua sendo feita para o motor 1.0 e o 1.8 com opção de gás.

Recheados
As inovações do Palio estão presentes nos seus novos "parentes". Palio Weekend e Siena são os primeiros perua e sedã compactos a terem sensor de chuva, airbag lateral, regulagem elétrica do banco do motorista e o inédito sensor de obstáculos traseiros, um opcional que custa R$ 750. A boa nova fica pelo computador de bordo, que vem de série desde as versões mais simples.
O My Car Palio, que configura diversas funções, como alerta de excesso de velocidade, mudou o nome para My Car Fiat. Também são de série apoio de cabeça embutido no banco traseiro, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível e desembaçador do vidro traseiro. Todas as Palio Weekend contam com direção hidráulica.
O preço do Siena parte de R$ 25.950, contra os R$ 27.710 do Corsa Sedan vendido pela internet. Com motor 1.3, sobe para R$ 27.830. A versão HLX (1.8) sai por R$ 30.980, muito menos que o Volkswagen Polo Sedan 1.6, que custa R$ 37.787. Porém o Siena 1.8 completo chega a R$ 49.232, quase R$ 2.000 a mais que um Stilo 16V.
Para a Weekend, os valores são R$ 30.590 (ELX 1.3) e R$ 35.350 (HLX 1.8). "Não são nossos carros que são baratos, os outros é que são caros", alfineta Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.


José Augusto Amorim viajou a convite da Fiat Automóveis


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