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Mais caro, Passat CC reduz preço do V6
Com a vinda do "cupê de quatro portas", sedã caiu R$ 30 mil; por R$ 140 mil, não há nada mais refinado
DA REPORTAGEM LOCAL
O Passat V6 não foi feito para
quem gosta de ostentar. Foi feito para quem gosta de carro
no sentido emocional da coisa.
Mas nunca foi um bom negócio. Era bem mais caro do que
seus concorrentes Chevrolet
Omega (R$ 148 mil) e Honda
Accord V6 (R$ 145 mil).
Até janeiro, o Passat V6 custava R$ 169 mil. Se você quisesse pagar menos, só comprando
o Passat 2.0 Turbo (R$ 118 mil).
Com a chegada do Passat CC
(R$ 174 mil), a versão V6 teve
de cair na real e ver que não poderia ser tão cara. Não deu outra: baixou para R$ 140 mil.
Por esse preço, não há nada
mais sofisticado. Anote aí: motor 3.2 V6 com injeção direta de
gasolina, tração integral e câmbio automático de seis marchas
com dupla embreagem (DSG).
É quitute de Audi fino, por
R$ 80 mil a menos. A pergunta
que não quer calar: você precisa
disso tudo? Na prática, não,
mas que é divertido, é.
O motor responde prontamente a cada triscada no acelerador, ainda que o sistema FSI
(injeção estratificada) não seja
tão estratificado assim.
É que a nossa gasolina vem
cheia de enxofre e não permite
que os seis bicos injetores pulverizem a gasolina no motor
com precisão germânica.
Resultado: o motor fica mais
beberrão do que deveria. No
teste Folha-Mauá, fez média
(cidade e estrada) de 8,5 km/l
-na Alemanha, com gasolina
pura, a fábrica indica 9,9 km/l.
No teste, quem fez bonito
mesmo foi o conjunto motor-câmbio. Uma orquestra afinada para atormentar os ouvidos
de quem cogitou comprar qualquer outro sedã V6.
Dupla embreagem
Na verdade, melhor que o
motor V6 é o câmbio. São milésimos de segundo entre uma
marcha e outra, sem perder a
tração nas quatro rodas.
As reduções são ainda mais
empolgantes. A 4.000 rpm, você reduz uma marcha, e o câmbio aceita, sem reclamar.
Quem pede arrego é o motor,
obrigado a girar a 6.000 rpm,
próximo da faixa vermelha.
No Fusion aí de cima, o câmbio pensaria algumas vezes antes de reduzir. Quando tomasse
coragem, você já estaria quase
saindo da próxima curva.
Se você não liga para isso,
compre o Fusion. Ele custa
R$ 40 mil a menos, é maior que
o Passat -4,84 m contra 4,76
m- e tem mais espaço interno.
Rede por rede, tem quase tantas concessionárias no país
quanto a Volkswagen.
Mas pense bem: o Passat é o
que o Fusion, com sorte, será
daqui a alguns anos. Isso pode
fazer toda a diferença.
(FS)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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