São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2011 |
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Fiat Freemont custa a partir de R$ 81,6 mil Versão 'italiana' do Dodge Journey é fruto do casamento com a americana Chrysler DE SÃO PAULO O Mille e o novo Uno não serão mais os únicos carros de linhas retas em exposição nas concessionárias Fiat. A marca lançou o Freemont, utilitário esportivo derivado do Dodge Journey. É o primeiro fruto da parceria com a Chrysler a chegar no Brasil. O Freemont é um "cidadão" do mundo: seu projeto nasceu nos Estados Unidos e sua fábrica é mexicana, mas o passaporte é europeu. Para agradar no Velho Mundo, o utilitário esportivo passou por alguns ajustes. O mercado brasileiro foi beneficiado pelas modificações técnicas. O capô, que no Dodge é de aço, foi trocado por um de alumínio na versão Fiat. O objetivo é, em caso de atropelamento, minimizar as lesões no pedestre. A suspensão do Freemont é mais firme, enquanto o Journey tem o molejo que tanto agrada aos americanos. Por dentro, prevalecem as boas soluções adotadas nos Estados Unidos. Há muitos porta-objetos, banco do motorista com regulagens elétricas e modularidade nas filas de trás. O painel é o mesmo da versão 2012 do Journey, que ainda não chegou ao mercado brasileiro. Por fora, as diferenças do Fiat para o Dodge se limitam a emblemas, grade frontal e elementos internos das lanternas traseiras. CRIANÇAS A versão de sete lugares traz dois assentos de elevação embutidos no banco da segunda fileira. Ótimo recurso para crianças com idades entre 5 e 10 anos, aproximadamente. O preço é atraente: a versão de cinco lugares (Emotion) custa R$ 81,9 mil. Líder do segmento, o Honda CR-V parte de R$ 85,7 mil. Já o Fiat Freemont Precision (sete lugares) sai por R$ 86 mil. A única opção de motor disponível é a 2.4 16V (172 cv). Trata-se de uma evolução do bloco usado no Chrysler PT Cruiser, que deixou o mercado em 2010. O Dodge Journey continua sendo vendido com motor 2.7 V6 (185 cv) e preço inicial de R$ 99,9 mil. Mas em breve chegará o modelo 2012, com o novo bloco 3.6 V6 Pentastar (283 cv) e pequenas mudanças visuais. (EDUARDO SODRÉ) Texto Anterior: Linha 2012: Câmbio automático é a grande novidade do Renault Logan Próximo Texto: Inmetro fiscalizará mercado de reposição Índice | Comunicar Erros |
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