São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2011

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CARTAS

Longa espera
"Fiz o pedido de um Renault Fluence no dia 17 de março, na revenda Rodaleve. Entreguei meu automóvel anterior como entrada no fim de abril. O modelo foi faturado em 8 de junho.
No início de julho, fui informado de que o veículo não havia passado nos testes de qualidade da fábrica e que eu deveria aguardar uma nova produção.
Como pode um carro ser faturado sem ter passado pelo controle de qualidade do fabricante? Como pode uma montadora demorar quase seis meses para entregar um veículo?"
FABIO COLOMBO NASCIMENTO (Vitória da Conquista, BA)

Resposta da Renault - "O carro foi entregue ao cliente no dia 9 de agosto."

Fiesta parado
"Possuo um Fiesta Sedan 2010. Infelizmente me envolvi em um grave acidente, tendo sido necessário acionar o seguro. O veículo foi enviado para conserto há mais de um mês e ainda não ficou pronto.
Houve danos tanto na parte externa quanto interna do veículo. Não há sequer previsão de entrega. A Ford não envia os componentes necessários para o reparo."
PRISCILA MONTEIRO (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O assunto foi esclarecido pela autorizada Mix."
Réplica da leitora - "O carro ficou parado por um mês e meio."

Bravo não liga
"Comprei um Bravo há três meses. Com seis dias de uso, o carro parou de funcionar. Disseram que o motor de partida havia queimado. O carro foi levado à autorizada Tempo, que solicitou as peças de reposição.
Liguei para a Fiat questionando a demora na entrega dos componentes e fui informado de que a peça estava sendo faturada. Tentei novo contato depois, mas não tive retorno do fabricante nem da concessionária. Estou sem carro e sem previsão de chegada da peça."
RENAN ZAGO (Santa Bárbara d'Oeste, SP)

Resposta da Fiat - "Informamos que a peça solicitada foi disponibilizada e o veículo entregue ao cliente em condições de uso."
Réplica do leitor - "Fiquei mais de um mês esperando a peça."

Sem diagnóstico
"Tenho uma Ford Ranger 2007 cabine dupla. A picape começou a apresentar falhas no motor gradativamente até deixar de funcionar -precisou ser guinchada à revenda.
Na concessionária, a causa do problema não foi encontrada. Novamente o veículo teve que ser guinchado, sem perspectiva de solução."
JOSÉ ROBERTO CANATO (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Informamos que o veículo foi atendido pela Forte e os problemas mencionados foram solucionados."
Réplica do leitor - "Demoraram 45 dias para descobrir que o problema estava na bomba de combustível, que paguei para substituir."

Preço abusivo
"A Chevrolet Viamar vende acessórios a preços abusivos. Comprei um carro e a vendedora me ofereceu um sensor de ré por R$ 900 e uma película antivandalismo por R$ 1.600. Solicitei revisão dos preços e posterior devolução do valor pago, bem acima dos praticados no mercado, mas não obtive nenhuma solução."
VIRGINIA DE PAIVA (São Paulo, SP)

Resposta da GM - "A concessionária transmitiu à cliente as ponderações relativas aos preços dos acessórios adquiridos."
Réplica da leitora - "Disseram apenas que são esses os preços. Mas consultei revendas de outras marcas, onde tais itens custam até a metade desses valores."


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