São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

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CARTAS

Cabine aquecida do Palio
""Adquiri, em fevereiro do ano passado, uma perua Palio Weekend Stile 1.6 16V 2003 na concessionária Itavema. Desde a retirada do veículo, percebi que saía ar quente do painel, mesmo sem acionar o sistema de aquecimento. Acho que o aparelho de ar-condicionado é ineficiente para o carro. Fiz reclamações na concessionária e, posteriormente, no site da montadora. Em ambas as ocasiões, foi agendada uma verificação no veículo, sem que se encontrasse nenhum defeito. No mês de maio, solicitei a presença de um técnico tapeceiro e soube que, atrás do painel, existe uma "torneirinha" que controla o sistema de ar quente do carro, e ela poderia estar com problemas. Mais uma vez, nada foi localizado. O consultor técnico me informou ainda que, no modelo 2003, foram instalados dutos mais modernos, de alumínio. Tenho um carro topo de linha que nos dias mais quentes fica insuportável."
Fernando Frainer (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat diz que o veículo foi analisado pela Itavema e não foram constatados falha ou vício do produto.

Réplica - O leitor disse à Folha que ficou decepcionado com o atendimento recebido tanto da revenda como da montadora. Comentou ainda que o problema persiste e que vai vender o carro.
 

Cidade sem revenda GM
""Com 400 quilômetros, o ar-condicionado do meu Astra Sedan pifou. Fui à autorizada Sarita, e o técnico diagnosticou que o defeito estava no selo do compressor do ar-condicionado. Disse ainda que não tinha a peça e que, por problemas administrativos com a montadora, não poderia fazer o pedido. Liguei para a General Motors. A fábrica recomendou que eu fosse a uma concessionária que fica a 150 quilômetros da minha cidade. Ali, seria feito um novo diagnóstico. Essa autorizada iria solicitar a peça, para depois eu retornar àquela cidade para reparar o carro. Finalizando, todas as concessionárias das cidades vizinhas pertencem a um mesmo grupo, que está com problemas administrativos com a GM."
Fernandes Massayuki Sugahara (Fernandópolis, SP)

Resposta - A GM disse que lamenta os inconvenientes enfrentados pelo cliente. A montadora contatou Sugahara no dia 6 de fevereiro e, na ocasião, o consumidor confirmou que o inconveniente em seu veículo foi solucionado em definitivo.
 

Palio sem peça de reposição
""Comprei um Palio 1.8 HLX em dezembro. Depois de cinco dias, a trava elétrica quebrou. Levei o carro à revenda Venice e foi detectado defeito na fechadura. Porém a peça não existe na fábrica, segundo informações da concessionária e do serviço de atendimento da Fiat. Minha situação atual é ficar sem o carro e sem previsão de conserto."
Frederico Mancuso (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que a concessionária Venice fez os reparos no veículo e o restituiu ao cliente no dia 3 de fevereiro.
De acordo com a montadora, no dia seguinte houve um contato com o cliente, e a ocorrência ficou esclarecida.


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