São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

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Crise não abala mercado de luxo e atrai Lamborghini

Marca italiana abrirá loja nos Jardins para vender carro de R$ 2 milhões

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto as montadoras exigem reduções de impostos para alavancar as vendas, o grupo Via Itália, importador da Ferrari, faz obras numa casa nos Jardins (zona oeste) para inaugurar, em agosto, a primeira concessionária da Lamborghini na América do Sul.
O endereço não poderia ser outro: avenida Europa, ao lado de Audi, Jaguar e Porsche, entre outros. O grupo não parece abalado com a crise, que derrubou as vendas no fim de 2008.
"A representação é para sempre, e não para um ano. Planejamos vender 12 carros em 2009 e outros 20 no ano que vem", prevê Jaroslav Sussland, diretor de relações internacionais do grupo Via Itália.
"Custarão de 5% a 10% a mais que o Ferrari equivalente", diz Sussland (ex-Audi), sem informar o preço dos modelos, três Gallardo e dois Murciélago, adaptados para gasolina daqui.

Disputa
Fazendo as contas, o mais barato, o Gallardo cupê, custará cerca de R$ 1,5 milhão; o Superleggera, R$ 1,7 milhão; e o Murciélago LP640, R$ 2 milhões.
Com a margem de lucro alta, vários grupos brigaram pela representação. Você não lembra dos seis Lamborghini apreendidos pela Polícia Federal no Salão de São Paulo, em 2006?
Na época, a Auto Europa vendia os carros sem autorização da Volkswagen -dona da Audi, que controla a Lamborghini.
Dois anos depois, também no salão, Natalino Júnior, presidente do grupo Platinuss, representante da Pagani, disse à Folha que representaria a Lamborghini, mas vendia os carros de forma independente.
Ao todo, Sussland calcula que haja 31 Lamborghini no Brasil, que podem receber assistência técnica da Via Itália a partir de abril, quando a oficina ficará pronta. (FABIANO SEVERO)


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