São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

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Cartas

Motor do Vectra
"Levei meu Vectra à Ricavel para a revisão de 1.500 quilômetros. Quando o mecânico abriu o reservatório de água, constatou que existia, além de água com aditivo, uma quantidade significativa de óleo. Imediatamente, chamou o chefe da oficina, que determinou que o veículo ficasse lá para trocar a água, serviço que só pode ser feito com o motor frio. No fim do dia, soube que o veículo permaneceria na oficina, pois seria necessário retirar o cabeçote para identificar a origem do problema. Dois dias depois, voltei à Ricavel, e a decepção foi total ao ver o meu veículo, com apenas dez dias de uso, com o motor depenado, sem cabeçote. Fui informado de que o problema era na junta de cabeçote, que seria trocada. A previsão de entrega do carro era de dois dias. É visível que o motor foi aberto, uma sensação muito desagradável. Perdi totalmente a confiança no carro e na montadora. Contatei a Carrera, onde o comprei, para tentar desfazer a compra, mas fui informado de que isso era impossível."
Walter Kulpa (Osasco, SP)

Resposta da General Motors - "O caso está sendo reavaliado pela fábrica e pela Carrera para a solução do problema."

Réplica do leitor - "O carro teve de voltar quatro vezes à revenda com óleo misturado com água, além de a correia estar solta. Quero, pelo menos, a troca do motor, mas isso me foi negado. Prometeram trocar o radiador, as mangueiras e o cabeçote. Não aceito essa solução para um carro de mais de R$ 60 mil."

Bateria da F-250
"Tive alguns problemas com minha F-250, mas um deles persiste até hoje e não consigo uma única explicação convincente. Sua bateria foi trocada pela terceira vez, o que significa uma nova a cada nove meses. Quando fui buscar o carro na autorizada Superfor, ainda tentei ouvir uma explicação, mas, mais uma vez, uma resposta sem propósito me foi dada pelo consultor técnico: um carro que rodou 4.000 quilômetros em três anos tem de apresentar problemas na bateria. Dois motivos me desagradam quando ouço uma resposta genérica. Primeiro, há pouco fundamento técnico; segundo, não foi baseada em uma pesquisa, mas é um chute."
Newton Carrara (São José dos Campos, SP)

Resposta da Ford - "Após análise na autorizada, não foi constatado nenhum defeito."

Réplica do leitor - "Não foi dada uma solução para o problema."

Pneus da Pirelli
"No dia 25 de março, deparei-me com duas cartas em Veículos com um problema similar ao meu. A direção de meu Fiesta Sedan, com 800 quilômetros, passou a vibrar por causa de pneus deformados. A revenda Horizonte disse que não poderia fazer nada porque não vende pneus, só carros. Entrei em contato com a Pirelli e fui informado de que teria de procurar um técnico credenciado em Mogi das Cruzes. O laudo da oficina diz que há uma deformação prematura na banda de rodagem devido a freadas. Tentei que a Pirelli trocasse os pneus, mas nunca obtive uma resposta. Não agüentando mais o descaso da Ford e da Pirelli, fui ao Procon, onde também nada foi resolvido. Fui então ao Juizado Especial, e só aí a Pirelli propôs um acordo de trocar os dois pneus. Não aceitei, ela foi condenada, e espero a audiência de instrução no dia 26 de abril."
Hoover G. Rodrigues (Mogi das Cruzes, SP)

Resposta da Pirelli - "Acompanhamos o caso, e a resposta oficial será dada até o fim do mês."

Réplica do leitor - "A Pirelli me ofereceu dois pneus na primeira audiência e R$ 2.000 na segunda. Não aceitei, pois quero os dois pneus e 20 salários mínimos por danos morais."

Celta sem motor
"Juntei, por quatro anos, dinheiro para comprar um carro. Quando consegui, decidi comprar um Celta. Mas, após 15 dias de uso e com 650 quilômetros, o carro quebrou. A Vigorito me informou que o problema é no pistão, na biela e em outros componentes do motor, que deverá ser trocado. O carro ficou na revenda, e me deram um prazo para entrega de dez dias. Contatei o atendimento a clientes da GM, mas não deram retorno."
Júlio Cabral (Guarulhos, SP)

Resposta da General Motors - "A fábrica analisa o caso."

Réplica do leitor - "O carro está parado na concessionária há um mês, sem prazo para ser entregue. Só me disseram que o motor não foi feito corretamente e que não há outro para a troca. Precisariam tirar um da linha de montagem, mas nem assim há um disponível."

Palio tem barulho misterioso
"Logo nos primeiros dias de uso, percebi que meu Palio Fire emitia barulhos estranhos, vindos de diversos pontos. Na primeira vez em que o carro esteve na Paulivel, foi diagnosticado que o barulho era procedente das rodas. Fizeram o reparo, mas o barulho continuou. Retornei à autorizada, ficaram com o carro para novas avaliações e agora dizem que o defeito está nos rolamentos. Solicitei um carro-reserva, e a concessionária negou o pedido. Uso o carro para trabalhar e não posso ficar por um tempo indeterminado sem ele. Preciso de uma solução definitiva para os barulhos do veículo, que tem dois meses de uso."
Anderson Silva Santos (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Contatamos o cliente para agendar uma data de retorno à concessionária, mas ele não possui disponibilidade para levar o veículo."

Réplica do leitor - "Posso levar o veículo à revenda, mas não posso ficar vários dias sem carro."


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