São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

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CARTAS

Promoção da Ford
""A Ford está com a promoção Preço Justo. Aproveitei para levar minha Ranger à New For para checar um vazamento. Foi detectado que o problema era no retentor da caixa de marcha, com orçamento de R$ 250. Depois fui contatado porque havia outra mangueira com defeito (R$ 127). Paguei R$ 350, e o carro continuou vazando. Agora descobriu-se que, na verdade, o problema é na mangueira de retorno de óleo, que custa R$ 172, além de R$ 30 de mão-de-obra." Adeilson Ramos Pinto (Conselheiro Lafaiete, MG)

Resposta - A Ford disse que ligou para o cliente e soube que a questão foi solucionada.

Faróis que embaçam
""Desde que comprei um Astra 2003, seus faróis embaçam durante lavagens ou sob a chuva. Já foram trocados pela autorizada Prodive três vezes, sem que houvesse solução. Contatei a montadora por telefone, mas, agora que acabou a garantia, a GM me disse que isso é uma característica do veículo." José Moura (Botucatu, SP)

Resposta - Segundo a GM, o carro foi entregue em condições normais de uso em junho.

Réplica - O leitor confirma a troca dos faróis, mas disse que, quando chove, embaçam. Ele não enfrentou chuva forte para saber se entra água na peça.

Carros de leilão
"Compro e vendo carros como forma de investimento, com rendimento acima da média oferecida por bancos. Sempre participo de leilões, e a reportagem de Veículos (8/8) não está dentro da realidade. Os pregões estão cheios de aventureiros, que fazem péssimos negócios. Eles se baseiam nas tabelas de jornais e compram com "desconto" de 10%, sem levar em conta a comissão do leiloeiro nem a documentação. Ninguém se preocupa que o veículo pode, por exemplo, estar sem o módulo de injeção eletrônica, algo possível de acontecer em leilões como os da empresa Freitas." Adalberto Alves Carneiro Júnior (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo Sérgio Freitas, os veículos da Freitas Leilões são vendidos no estado e sem garantia, o que é divulgado exaustivamente. Os bens ficam no mínimo um dia à disposição dos interessados para vistoria, na qual seria possível constatar, por exemplo, se falta o módulo de injeção.
Freitas comenta ainda que o cliente participou recentemente de um leilão e adquiriu um veículo. Depois tentou desistir da compra, alegando que um carro versão GLX deveria ter motor 1.8, e não 1.6, e que o motor não era original. "Mas mostramos, com documentos, que a reclamação era injustificada, e ele ficou contrariado."

Nota da Redação - O texto "Veículo leiloado custa até 30% menos" diz que os carros são entregues no estado e não podem ser testados. Também alerta para a falta de garantia.
Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e e-mail.

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