São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

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FORA-DE-ESTRADA

Remodelado, modelo tem a missão de transformar a montadora em 'premium'; preço chega a R$ 265 mil

Outback quer dar ar sofisticado à Subaru

DO ENVIADO ESPECIAL A SUMARÉ

Com um novo desenho, maior, mais potente e pesando menos, a terceira geração da Subaru Outback nasceu com a missão de tornar a montadora japonesa numa marca "premium". A seleção natural começa pelo bolso: com motor 3.0, custa R$ 265 mil, e a opção 2.5 deve ficar em R$ 180 mil.
A Subaru sabe que seu carro não é vendido pelo design, e sim pela tecnologia. Tanto que a publicidade será feita com base no "Symmetrical AWD". O trem de força é montado em linha reta, dividindo todos os componentes entre os lados esquerdo e direito -o tanque de combustível são duas "bolsas" de 32 litros ligadas.
O AWD significa que a Outback tem tração nas quatro rodas, mais eficiente com o centro de gravidade, que caiu 13 mm. Mesmo assim, ela está 10 mm mais longe do chão. No geral, o modelo ficou maior. Tem 4,73 m de comprimento (1 cm a mais que a versão anterior), 1,77 m de largura (2,5 cm) e 2,67 m de entreeixos (2 cm). A única redução foi na altura, que passou de 1,58 m para 1,54 m.
Com ajuda de capô e tampa do porta-malas em alumínio, o carro ficou 6% mais leve. O peso de 1.440 kg (1.545 kg com motor 3.0) ajuda a diminuir o consumo, além de melhorar desempenho, eficiência dos freios e segurança. A Outback agora tem airbags laterais e de cortina, e os apoios de cabeça se movem em batidas traseiras para "apoiar" melhor a vítima.

Potência
O motor 2.5 16V passou de 156 cv (cavalos) para 165 cv. Já o 3.0 24V, inédito no Brasil, rende 245 cv a 6.600 rpm, e o torque (força) é 30,3 kgfm a 4.200 rpm. Eles são boxer, com cilindros localizados de maneira oposta, ante os tradicionais "V" e linha. Tudo isso pára com freios a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da frenagem).
Desenvolvido pela divisão esportiva da Subaru, o câmbio automático oferece modo esportivo -que espera as rotações subirem antes de trocar a marcha- e aceita que o motorista faça mudanças manuais. Ele é de quatro velocidades na versão de entrada e de cinco na que oferece mais potência.
Precursora da moda de peruas com cara de "off-road", a Outback concorre com a Audi allroad e a Volvo XC70. O preço da Subaru é intermediário. O carro alemão sai por R$ 284,3 mil, enquanto a sueca cobra R$ 218.720. O Legacy --a Outback é baseada na perua Legacy-- remodelado chega até o fim do ano, de acordo com o importador.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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