São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

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CARTAS

Promoção Citroën
"Troquei meu C3 2006 por um 2011, no final de janeiro, na Matignon. Na época, uma promoção prometia uma viagem à Paris para quem comprasse o carro. Trata-se de apenas uma passagem e há uma lista de datas em que é impedida a utilização do bilhete, como feriados, alta temporada e fim de semana prolongado. Tentei marcar a passagem em março e não consegui disponibilidade até hoje."
LUCIANO ROCHA LIMA (Brasília, DF)

Resposta da Citroën - "Conforme regulamento da promoção, a confirmação do voo depende da disponibilidade de passagem. O cliente foi informado de que existe uma reserva e de que estão aguardando confirmação." Réplica do leitor - "Efetivamente, não fizeram nada. A companhia de viagem tem disponibilidade, mas a agência não libera o bilhete."

Palio desvalorizado
"Apaixonado pelo design do novo Uno, fui à concessionária Fattore e tentei colocar meu Palio 2007/2008 na negociação. Pela tabela Fipe [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas], meu carro vale R$ 22,8 mil. O supervisor da revenda me disse por telefone que pagaria só R$ 18,5 mil. A Fiat deveria ser a marca que mais valoriza seus carros, mas não é o que acontece." LAURO BORGES (São João da Boa Vista, SP)

Resposta da Fiat - "A Fattore contatou o consumidor e deu os esclarecimentos necessários sobre os procedimentos internos de avaliação de veículos usados."

Réplica do leitor - "A Fiat disse que não pode se envolver no assunto, e a revenda não alterou o valor. Comprei um C3 em outra loja e vendi meu Palio pelo valor de mercado."

Esperando Doblò
"Minha mãe comprou uma Doblò, em janeiro, na concessionária Curinga. O prazo máximo de entrega era de 90 dias. Já se passaram mais de 180 dias e o carro não chegou. Eles sempre dão uma desculpa e não têm previsão de entrega."
MARCOS AGUIAR (Araguari, MG)

Resposta da Fiat - "O carro foi encaminhado à Curinga e está à disposição do cliente." Réplica do leitor - "Recebi o carro no dia 10 de agosto."

Financeira Renault
"Tenho um financiamento de um veículo zero-quilômetro da Renault. A data de vencimento impressa nas parcelas é dia 23 de cada mês, e estou tendo dificuldade de efetuar os pagamentos nessa data. Solicito à financeira a alteração do vencimento para todo dia 15 ou 30 de cada mês. Assim posso honrar o compromisso em dia sem sofrer com os encargos pelo pagamento em atraso."
RICARDO FRANCISCO (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Não temos como alterar a data de vencimento porque já foram pagas dez parcelas. O cancelamento da data e a emissão de uma nota só serão possíveis dentro de 30 dias do pagamento do contrato."

C4 sem peça
"Meu C4 Pallas apresentou um problema no marcador de combustível. Aproveitei o retorno à revenda Rivoli para reparo e antecipei a revisão dos 20 mil km. Ao retirar o veículo, na semana passada, percebi que o problema persiste. Gastei ao antecipar a revisão, e o problema principal não foi solucionado. Agora falam que não têm peça para fazer o reparo."
ROGÉRIO PARRILHA (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "A peça em questão foi instalada, e o veículo, entregue ao cliente devidamente reparado, no dia 28 de julho."


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