São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

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SEDÃ

Modelo de luxo que a Renault planejava trazer para o Brasil é avaliado pela Folha; carro usa cartão em vez de chave

Vel Satis "sente" a presença do motorista

Luís Perez/Folha Imagem
Com seu motor 3.5, o Vel Satis acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, de acordo com a Renault


LUÍS PEREZ
EM PARIS

Caso o luxuoso Vel Satis, maior atração da Renault no Salão de São Paulo (previsto para o próximo mês), seja exportado para o Brasil em 2003, como estava nos planos dos franceses, será inaugurada no país a era dos carros que "sentem" a presença do dono.
Em vez de chave, o motorista porta um tipo de cartão. Com ele no bolso, basta segurar a maçaneta da porta e, "voilà", ela se abre. Uma vez dentro do carro, é preciso então encaixar o cartão em uma fenda no painel. A partida é dada pressionando um botão, como no superesportivo BMW Z8.
Uma vantagem desse tipo de chave, que não chega a ser novidade, é a possibilidade de memorizar regulagens individuais. Ou seja, se o carro tiver mais de um motorista, cada um guarda em sua chave a posição de bancos, espelhos, rádio e ar-condicionado.
Outra novidade do veículo está na arrancada. O desavisado pode procurar à vontade onde se desativa o freio de mão. Mas não é preciso: o carro é "solto" quando se pressiona o acelerador.
Acostumar-se com esse sistema leva um certo tempo e é especialmente desconfortável quando o objetivo é sair de uma vaga de garagem -que requer uma arrancada mais gradual.
A Renault afirma que é só uma questão de costume -e que os benefícios gerados pela liberação do espaço entre os assentos vão além da fase de adaptação. Quando o motor é desligado, o freio é acionado automaticamente.

Controvérsia
No mais, o Vel Satis é um sedã (há controvérsias, dado seu desenho pouco convencional, mas tem os três volumes característicos) clássico por dentro.
Bem acabado, traz imitação de madeira no painel e nas portas, inclusive nas traseiras, e ar-condicionado eletrônico (com direito a saídas para os passageiros que viajam no banco de trás).
Por fora, o design é inovador, sobretudo a grade dianteira e o formato trapezoidal dos faróis. Para que possa ser estacionado em vagas mais estreitas, os espelhos retrovisores são retráteis -comandados pelo mesmo botão que regula suas posições.


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