São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE SÃO PAULO

Novos 4x4 de verdade reúnem potência, requinte e preço alto

Entre as novidades, destacam-se o "modesto" SsangYong Actyon, da Coréia, e o Jeep Commander, com 5,12 m de comprimento; alemãs trazem modelos luxuosos

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos visitantes acharão os carros "off-road light" suficientes para dar aquele ar aventureiro ao Anhembi. Outros, porém, dirão que só mesmo um verdadeiro fora-de-estrada será capaz de grandes peripécias. E esses jipões não faltarão.
Além da tração 4x4, eles precisam ter tecnologia, potência e muito requinte. Na lista das extravagâncias, o coreano SsangYong Actyon é o mais modesto. Traz motor 2.0 16V turbodiesel de 145 cv (cavalos) com câmbio automático de quatro marchas.
O status que falta à marca coreana sobra à Land Rover. O novo Freelander, o menor e mais vendido jipe inglês no país, ganhou um quê de Range Rover, o mais luxuoso da marca. Ainda assim, no salão, se os holofotes sobre o carro forem poucos, será capaz de o público nem reparar nas mudanças.
O mesmo não irá acontecer com o Jeep Commander. Ele é bem maior -tem 5,12 m de comprimento, contra 4,43 m do Freelander- e traz todo o estilo quadrado e sisudo que fez o nome da marca. Não faltaram a tradicional grade com sete aberturas verticais nem o motor V8 (oito cilindros em "V") Hemi, idolatrado pelos americanos por suas câmaras hemisféricas e seus 326 cv.
Ainda mais potentes e caros são os alemães Audi Q7 e Mercedes-Benz ML 63 AMG. O primeiro, lançado há um ano no Salão de Frankfurt, também usa motor V8, mas com injeção direta de gasolina. Tem 350 cv e custa R$ 379.950, R$ 5.000 a menos que o modelo fabricado pela divisão esportiva da Mercedes. O ML é outro com motor V8, só que com brutais 510 cv.


Texto Anterior: China e Índia estão de olho no brasileiro
Próximo Texto: Anhembi abre espaço para carro-conceito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.