São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

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Salão de Milão aposta em motos "premium" e conceitos

Sem as japonesas Honda e Yamaha, fabricantes europeias dominam a maior feira de motocicletas do mundo; Ducati expõe Multistrada com apelo esportivo

ALDO TIZZANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MILÃO

Com a ausência das gigantes Honda e Yamaha, as marcas europeias reinaram na 67ª edição do Salão de Milão (EICMA), que termina hoje.
A italiana Ducati aposta na nova Multistrada 1200. Segundo a fábrica, a moto foi desenvolvida para ter desempenho de superesportiva e resistência para o fora-de-estrada, sem perder a facilidade de guiar.
Um botão permite escolher entre quatro modos de pilotagem. O sistema regula a potência (de 100 cv a 150 cv) e a maneira como ela é entregue pelo motor de dois cilindros em "V".
"O modelo não compete com a R1200GS [a BMW mais vendida], mas ampliará nosso "mix" de produtos e aumentará as vendas", prevê o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio.
Outra anfitriã, a MV Agusta lança a superesportiva F4 1000. Da anterior, só sobra o "F4".
Além do novo design, o motor de quatro cilindros em linha tem agora 998 cm3 -na versão anterior eram 1.078 cm3.
O motor menor deixa a moto mais leve e agora gera 186 cv -3 cv a mais que a antecessora.
O ex-piloto italiano Giacomo Agostini, 15 vezes campeão da motovelocidade (14 guiando uma MV Agusta), elogiou a F4.
"Os engenheiros conseguiram melhorar o que era perfeito. Fiquei até com vontade de de dar uma volta", brinca Agostini, o Schumacher das motos.

Moto-conceito
Além das atualizações da R1200GS e da R1200GT, com os tradicionais motores "boxer" (cilindros deitados e contrapostos), o que chama a atenção no estande da BMW é a Concept 6.
Impactante, o design da moto-conceito mistura o clássico com o moderno.
O motor é um seis cilindros em linha, que deve equipar a K1600LT, uma grã-turismo ainda sem data de lançamento.
Para Christian Landert, vice-presidente da divisão de motos da BMW, a Concept 6 inova em design e tecnologia. "O novo motor de 1.600 cm3 tem 13 kgfm de torque, disponível desde baixas rotações", afirma.
Já o grupo italiano Piaggio, que reúne as marcas Piaggio, Derbi, Moto Guzzi, Gilera, Scarabeo, Vespa e Aprilia, apresenta a Aprilia RSV 4R, uma superesportiva de 180 cv.
Também está lá a Guzzi conceito batizada de V12LM. Ela usa motor bicilíndrico transversal em "V", de 1.200 cm3 para elevar potência e torque.
"É uma moto que une tecnologia com linhas clássicas, voltada para um público que quer uma releitura da "café-racer" dos anos 60 e 70", explica Leo Francesco Mercante, diretor de desenvolvimento do grupo.
Com a preocupação com o ambiente em moda, o salão tem um área específica para veículos híbridos e elétricos.
Batizado de "Green Planet" (em inglês, planeta verde), o local reúne veículos como um conceito elétrico de três rodas da Swaygo, da África do Sul.


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