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Salão de Milão aposta em motos "premium" e conceitos
Sem as japonesas Honda e Yamaha, fabricantes europeias dominam a maior feira de motocicletas do mundo; Ducati expõe Multistrada com apelo esportivo
ALDO TIZZANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MILÃO
Com a ausência das gigantes
Honda e Yamaha, as marcas
europeias reinaram na 67ª edição do Salão de Milão
(EICMA), que termina hoje.
A italiana Ducati aposta na
nova Multistrada 1200. Segundo a fábrica, a moto foi desenvolvida para ter desempenho
de superesportiva e resistência
para o fora-de-estrada, sem
perder a facilidade de guiar.
Um botão permite escolher
entre quatro modos de pilotagem. O sistema regula a potência (de 100 cv a 150 cv) e a maneira como ela é entregue pelo
motor de dois cilindros em "V".
"O modelo não compete com
a R1200GS [a BMW mais vendida], mas ampliará nosso "mix"
de produtos e aumentará as
vendas", prevê o presidente da
Ducati, Gabriele Del Torchio.
Outra anfitriã, a MV Agusta
lança a superesportiva F4 1000.
Da anterior, só sobra o "F4".
Além do novo design, o motor de quatro cilindros em linha
tem agora 998 cm3 -na versão
anterior eram 1.078 cm3.
O motor menor deixa a moto
mais leve e agora gera 186 cv
-3 cv a mais que a antecessora.
O ex-piloto italiano Giacomo
Agostini, 15 vezes campeão da
motovelocidade (14 guiando
uma MV Agusta), elogiou a F4.
"Os engenheiros conseguiram melhorar o que era perfeito. Fiquei até com vontade de
de dar uma volta", brinca Agostini, o Schumacher das motos.
Moto-conceito
Além das atualizações da
R1200GS e da R1200GT, com
os tradicionais motores "boxer" (cilindros deitados e contrapostos), o que chama a atenção no estande da BMW é a
Concept 6.
Impactante, o design da moto-conceito mistura o clássico
com o moderno.
O motor é um seis cilindros
em linha, que deve equipar a
K1600LT, uma grã-turismo
ainda sem data de lançamento.
Para Christian Landert, vice-presidente da divisão de motos
da BMW, a Concept 6 inova em
design e tecnologia. "O novo
motor de 1.600 cm3 tem
13 kgfm de torque, disponível
desde baixas rotações", afirma.
Já o grupo italiano Piaggio,
que reúne as marcas Piaggio,
Derbi, Moto Guzzi, Gilera, Scarabeo, Vespa e Aprilia, apresenta a Aprilia RSV 4R, uma
superesportiva de 180 cv.
Também está lá a Guzzi conceito batizada de V12LM. Ela
usa motor bicilíndrico transversal em "V", de 1.200 cm3 para elevar potência e torque.
"É uma moto que une tecnologia com linhas clássicas, voltada para um público que quer
uma releitura da "café-racer"
dos anos 60 e 70", explica Leo
Francesco Mercante, diretor
de desenvolvimento do grupo.
Com a preocupação com o
ambiente em moda, o salão
tem um área específica para
veículos híbridos e elétricos.
Batizado de "Green Planet"
(em inglês, planeta verde), o local reúne veículos como um
conceito elétrico de três rodas
da Swaygo, da África do Sul.
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