São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Troca do pneu do Bora...
"Há dez dias, precisei trocar um dos pneus Firestone F-580 do meu Bora 2001, que apresentou defeito. Não encontrei o produto em Brasília nem em Goiânia. Como solução possível, precisei adquirir um pneu modelo F-680 e trocar o pneu do estepe (F-580) por outro do mesmo modelo que comprei, ambos colocados nas rodas dianteiras. Soube que o pneu F-580 é produzido no México, onde o Bora é montado, e que se trata de um modelo fora de linha de produção, indisponível no mercado. Gostaria de saber a posição da montadora sobre esse assunto."
José Carlos dos Santos Bênia (Brasília, DF)

Resposta - A Volkswagen afirma que assuntos relacionados a pneus são tratados diretamente com o fabricante, mas que a importação está sendo providenciada. Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), a fábrica é responsável pelo abastecimento de peças para seus modelos.

Réplica - O leitor disse à Folha que está com dois pneus originais (F-580) e dois do modelo F-680 e que até hoje, apesar de contatos com a concessionária e com a montadora, ninguém respondeu à sua reclamação.

...e do Polo
"Comprei um Polo 1.6 2002/ 2003 na revenda Sabrico de Botucatu. Antes de me venderem o carro, constataram que ele puxava para a direita e resolveram o problema trocando os pneus da Firestone por outros da Goodyear. Segundo o chefe da oficina, o problema não deve voltar. O meu carro está com 200 quilômetros e fiquei com dúvidas, já que esse tipo de coisa está ocorrendo com o Polo."
José Moura (Botucatu, SP)

Resposta - A Volkswagen disse que a Sabrico realizou os reparos necessários para a solução do assunto e que os pneus foram encaminhados ao fornecedor.

Siena com trepidações
"Desde que adquiri um Siena ELX 2002, ele apresenta trepidações excessivas nas manobras em marcha à ré, com evidente desconforto para o motorista. Procurei diversas vezes as concessionárias, e a informação foi sempre a mesma: a embreagem dos novos modelos é hidráulica e requer pisar fundo para fazer essas manobras. Isso é questionável, uma vez que, nas manobras com o carro frio, pela manhã, nada de anormal ocorre. Já conversei com outros proprietários do Siena 2002. Todos reconheceram o defeito."
Antônio Carlos Barbosa (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat não respondeu à carta do cliente, mesmo depois de várias solicitações.

Elogio e reclamação
"Escrevo para elogiar a autorizada Fiat Etrusca, de Cotia (SP). Quando necessitei de seus serviços, em 14 de outubro, foi primorosa, em especial o responsável pela assistência técnica e sua dedicada equipe. Mas o mesmo não posso dizer da concessionária Treville, de Itapevi, onde adquiri o meu Palio 2002, e também da sua filial de Alphaville, cujo atendimento deixou a desejar."
Solange Ribeiro (Itapevi, SP)

Resposta - A Fiat não respondeu à carta da cliente.

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Saiba mais: São Cristóvão quer dizer "a Cristo conduzo"
Próximo Texto: Guia de preços: Polo Sedan custa de R$ 30.345 a R$ 35.667
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.