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São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

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CARTAS

Porta do Gol não trava
"Comprei um Gol Sport 1.0 16V, em março do ano passado, na concessionária Auto Green. Agendei a revisão de fábrica e relatei dois defeitos: o marcador de combustível e a trava elétrica de uma das portas haviam pifado. Na entrega, a revenda disse que o conserto do marcador dependia da troca do sensor e que não tinha a peça, mas que a trava estava consertada. Um dia depois, notei que a porta traseira estava com o mesmo defeito, e a dianteira tinha deixado de travar."
Agenor Silva de Carvalho (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma que contatou a Auto Green e soube que agendaram uma nova avaliação para o dia 11 de março.

Réplica - O leitor diz que o problema foi solucionado.

Siena tem conserto
"Lendo a edição de Veículos de 15 de dezembro, observei uma reclamação do dono de um Siena ELX 1.3 16V, ano 2001. O carro dele apresentou o mesmo problema de embreagem que o meu. Após muitas tentativas para que a revenda trocasse o kit de embreagem, enviei uma reclamação à fábrica, que mandou um representante. Ele disse que o defeito é original do veículo. Mesmo assim exigi a troca das peças. A revenda substituiu o kit de embreagem e o volante do motor. Já rodei 15 mil quilômetros e não percebi mais nada."
Marcelo Michelin (Botucatu, SP)

Resposta - A Fiat diz que não conseguiu contatar o dono do Siena e solicita que ele fale com a fábrica pelo tel. 0800-7071000.

Astra com ruídos
"Compartilho da insatisfação do leitor Pedro Henrique Tavares, que teve sua carta publicada na Folha no dia 9 de fevereiro. Também tenho um Astra 2001 que apresenta ruídos e trepidações que causam insegurança. Já levei o veículo mais de uma vez à revenda Pompéia, que reconhece o problema."
Leandro Zachon (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a General Motors, ruídos em freios estão longe de constituir um defeito, independentemente de serem a disco ou a tambor. A montadora comenta ainda que o princípio físico no qual se baseia a ação de qualquer freio é o atrito.

Corsa usado sem revisão
"Comprei um Corsa Sedan GL 1.6, ano 98, na concessionária Anhembi, que prometeu revisar 110 itens do carro e entregá-lo em perfeitas condições. Apesar de saber que existe o desgaste natural das peças, verifiquei que o carro tinha vários problemas. Contatei a revenda e fui instruído a voltar com o carro. Na semana passada, revisaram as peças que estavam com problema. Mas, ao desligar o carro, constatei alguns estalos. O carro também apresenta superaquecimento, e a revenda alega que isso é normal, pois o motor é 1.6, e o veículo tem ar-condicionado. Optei por comprar um usado em concessionária para ter garantia e saber sua procedência, mas defeito virou coisa normal."
Christian Vannucci (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors solicita que o cliente entre em contato com a sua central de atendimento para o acompanhamento do caso e a eliminação dos inconvenientes relatados.

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