São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

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COMPACTO

Com preço inicial de R$ 24.550, Chevrolet tem acabamento melhor; motor 1.4 Flex fica para o 2º semestre

Celta sofre plástica e mantém mecânica; preço cai R$ 60

Divulgação
Traseira exibe novas lanternas e vinco mais saliente, acompanhando o desenho da lateral


DO ENVIADO ESPECIAL A BENTO GONÇALVES (RS)

Foram cinco anos e sete meses sem alterações no visual e mais de 600 mil unidades produzidas na fábrica de Gravataí (RS). Após tanto tempo apostando nas linhas do Celta, a Chevrolet resolveu dar nova cara a seu carro de entrada. E não mudou pouco. A começar pelo preço, trouxe bons atrativos: antes era vendido a R$ 24.550 (versão 1.0 Life de duas portas); agora, a linha 2007 parte de R$ 24.490 -pela internet, o modelo pode ser adquirido por R$ 23.960.
Com modificações na carroceria e no interior, o novo Celta tem inegável semelhança -guardadas as proporções- com o Vectra, principalmente na dianteira. Novos faróis, grade e pára-choque o deixam com aspecto de carro maior e, por isso mesmo, sugerem a comparação com o sedã -a estratégia de marketing da montadora preocupa-se em apresentar um carro robusto, que "encara qualquer parada".
Na traseira, a placa, que ficava no pára-choque, subiu para a tampa do porta-malas, redesenhado com um vinco mais ressaltado, por sua vez, em harmonia com a linha da lateral. As lanternas também têm novo design e trazem duas luzes de ré em vez de apenas uma, como ocorria no modelo anterior. As calotas ganharam desenho inédito.
O interior melhorou, em alguns pontos, uma velha reclamação dos proprietários do Celta: acabamento espartano. As peças plásticas apresentam finalização mais cuidadosa, e o novo volante de três raios com a buzina incorporada traz mais praticidade ao motorista. O conta-giros -agora de série em todas as versões- e a substituição do marcador de combustível digital por um analógico chamam a atenção de quem olha os ponteiros, redesenhados tendo como base os do Vectra.
Os comandos do ventilador e do ar-condicionado, opcional oferecido por R$ 3.700, mudaram com o resto do painel. As opções de motor são as mesmas: 1.0 bicombustível de 70 cv (cavalos) ou 1.4 de 85 cv, que parte de R$ 27.290, ou R$ 26.990 pela internet. O esperado 1.4 flexível deve chegar apenas no segundo semestre.
Com o propulsor "popular" queimando álcool, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 13,0s e atinge a velocidade máxima de 157 km/h. Com gasolina, os números sobem para, respectivamente, 13,5s e 156 km/h. Se a opção for pelo Celta 1.4, o proprietário terá à disposição um carro capaz de atingir as marcas de 12,3s na aceleração até os 100 km/h e 161 km/h em velocidade final. Todos os dados foram fornecidos pela fábrica.

Sedã
Convidado para discursar durante a apresentação do novo Celta, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), quase deixou escapar os planos da General Motors para a unidade de Gravataí.
"A ampliação da fábrica e a chegada do novo modelo, que deverá vir no fim de 2006 ou no início de 2007, trazem muito orgulho para o nosso Estado", disse, em referência à versão de três volumes. A denominação sedã, contudo, não deverá ser usada. "Ele terá outro nome, não será Celta Sedan", afirmou um funcionário da montadora. (GERSON CAMPOS)

Gerson Campos viajou a convite da General Motors do Brasil, que cedeu o carro para avaliação


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