|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Mais barato, Ka seguirá atrás dos rivais
Com preço inicial de R$ 25.190, novo modelo é feito em planta com capacidade inferior à de Fiat, GM e VW
DA REPORTAGEM LOCAL
A Ford distribuiu óculos 3D
para mostrar as linhas anguladas do novo Ka num telão. A
montadora talvez precise dos
mesmos óculos para enxergar o
mercado de carros compactos.
"Agora a Ford chega ao segmento mais concorrido com
um produto capaz de ser líder",
afirma Antônio Baltar, gerente-geral de marketing da Ford.
O Ka estará nas 420 revendas
em fevereiro, mas não será líder por um motivo: a fábrica de
São Bernardo do Campo, ainda
que reformada, "tem capacidade de produzir só 60 mil carros
por ano", admite Baltar.
Em 2007, a Volkswagen produzirá 250 mil Gol. Os outros
concorrentes -Fiat Palio Fire e
Chevrolet Celta- comercializarão cerca de 220 mil e 130 mil
unidades, respectivamente.
E quase 70% serão com carroceria de duas portas. Daí o argumento da Ford de oferecer
quatro portas só para o Fiesta.
"Essa plataforma é derivada
da do Ka [anterior] e está preparada para receber cinco passageiros, mas não quatro portas", diz Milton Lubraico, gerente-executivo de engenharia.
Do Ka também vieram os
motores 1.0 de 73 cv (custa a
partir de R$ 25.190) e 1.6 (a partir de R$ 31,8 mil). Este, agora, é
bicombustível e gera 110 cv
com álcool. O Ka anterior produzia 95 cv com gasolina.
"É o espetáculo do crescimento", resume o presidente
Lula, referindo-se "ao melhor
momento de toda a história da
indústria automotiva", do alto
de um palanque improvisado
no setor de estamparia do Ka.
O governador de São Paulo,
José Serra, fez coro: "E pensar
que, em 1995, a Ford queria deixar o país e se tornar só um importador".
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para avaliação pela Ford
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Peças & acessórios: Escapamento não deve ser soldado Índice
|