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peças & acessórios
Escapamento não deve ser soldado
Ruídos indicam furo na peça; aço inox dá vida útil de dois anos a mais que galvanizado
DO "AGORA"
De repente o motorista começa a ouvir um barulho estranho e contínuo vindo da parte
de baixo do automóvel. O ruído
é um ronco grave e alto, que indica o surgimento de um furo
no escapamento.
É preciso trocar a peça rapidamente para evitar mais problemas. "Não é recomendado
soldar partes do sistema de escapamento", diz Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia e
de qualidade da Mastra.
"A corrosão ocorre de dentro
para fora. Quando um furo aparece, é porque a ferrugem já dominou todo o sistema."
Outro tipo de ruído aparece
em forma de batidas ou arranhadas metálicas. É um sinal de
que uma abraçadeira ou um coxim do sistema se rompeu e a
tubulação está batendo na carroceria. As fábricas de autopeças recomendam a troca, embora vários mecânicos ofereçam consertos com solda.
Os escapamentos originais
de fábrica são feitos de aço inox.
No mercado de reposição, porém, os modelos mais comuns
usam aço galvanizado, que é
mais barato. A diferença, além
do preço, está na durabilidade.
Enquanto o modelo de inox dura até cinco anos, o galvanizado
raramente passa de três anos.
Aliás, é preciso ficar atento à
vida útil de outra peça, informação geralmente desprezada
pelos motoristas. "O catalisador tem garantia de 80 mil quilômetros", diz Elvis Hugi, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli.
O uso de combustíveis adulterados reduz a vida útil das peças, já que parte da gasolina ou
do álcool escorre para o escapamento sem queimar e pega fogo
dentro do catalisador. O calor
derrete a cerâmica.
Quem só dirigir em percursos inferiores a 10 km estará
sempre com o sistema frio e,
com isso, a tubulação acumulará água -ela surge naturalmente, como produto da queima
dentro do motor. O escapamento, ao esquentar, evapora a
água, mas ela pode ficar retida
se o motor for desligado frio.
Funções
O escapamento tem três funções. A primeira é retirar os gases do motor e direcioná-los
para o ambiente, evitando que
os passageiros os aspirem. Ele
também reduz o nível de ruído
e as emissões de poluentes.
Para fazer tudo isso, a peça se
divide numa parte quente -do
motor ao catalisador- e noutra
fria, que envolve os silenciadores e vai até a ponteira embaixo
do pára-choque traseiro.
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