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Nota fiscal substitui manual carimbado
Mercado de usados aceita provas de manutenção, mesmo que ela não tenha sido feita na concessionária
VERIDIANA SEDEH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Revisar o carro na concessionária não é sinônimo de preço
melhor na revenda. Segundo
profissionais da área ouvidos
pela Folha, o importante é
comprovar a boa manutenção.
O cenário mudará se a venda
for feita nos dois primeiros
anos de vida do carro. Nesse caso, os lojistas destacam que é
importante que as revisões sejam feitas nas autorizadas, pois
o cliente é mais exigente.
"Nessa fase, o valor do usado
é próximo ao do novo, e os
clientes dão preferência aos
manuais carimbados [com revisões feitas nas concessionárias]. Depois, é indiferente", diz
Paulo Landgraf, gerente de
vendas de seminovos da Ford.
Ele recomenda sempre apresentar os comprovantes dos
serviços. "É importante anexar
todo o histórico ao manual."
Antonio Fiola, presidente do
Sindirepa-SP (sindicato de reparação de veículos), lembra
que as peças usadas em oficinas independentes ou nas de
autorizadas são as mesmas.
A vendedora da Disbrasa
(Chevrolet) Liliana Fonseca
diz que o importante é o bom
estado de conservação. "Todas
as revisões até 15 mil quilômetros devem ser feitas na revenda, até porque são grátis. Depois, o importante é fazer."
"O carro é vendido pelo estado em que se encontra. Não faz
diferença se a manutenção foi
feita na concessionária ou
não", atesta o gerente de vendas de seminovos da Caoa
(Ford) Ivan Leite Zaniolli.
A assistente de gerência de
vendas de seminovos da Peugeot Patrícia Silva destaca que
a exigência é maior quando os
carros são importados.
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