São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

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Nota fiscal substitui manual carimbado

Mercado de usados aceita provas de manutenção, mesmo que ela não tenha sido feita na concessionária

VERIDIANA SEDEH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Revisar o carro na concessionária não é sinônimo de preço melhor na revenda. Segundo profissionais da área ouvidos pela Folha, o importante é comprovar a boa manutenção.
O cenário mudará se a venda for feita nos dois primeiros anos de vida do carro. Nesse caso, os lojistas destacam que é importante que as revisões sejam feitas nas autorizadas, pois o cliente é mais exigente.
"Nessa fase, o valor do usado é próximo ao do novo, e os clientes dão preferência aos manuais carimbados [com revisões feitas nas concessionárias]. Depois, é indiferente", diz Paulo Landgraf, gerente de vendas de seminovos da Ford.
Ele recomenda sempre apresentar os comprovantes dos serviços. "É importante anexar todo o histórico ao manual."
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (sindicato de reparação de veículos), lembra que as peças usadas em oficinas independentes ou nas de autorizadas são as mesmas.
A vendedora da Disbrasa (Chevrolet) Liliana Fonseca diz que o importante é o bom estado de conservação. "Todas as revisões até 15 mil quilômetros devem ser feitas na revenda, até porque são grátis. Depois, o importante é fazer."
"O carro é vendido pelo estado em que se encontra. Não faz diferença se a manutenção foi feita na concessionária ou não", atesta o gerente de vendas de seminovos da Caoa (Ford) Ivan Leite Zaniolli.
A assistente de gerência de vendas de seminovos da Peugeot Patrícia Silva destaca que a exigência é maior quando os carros são importados.


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