São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JIPES E PICAPES

Montadoras aproveitam alta do setor e expõem, no Salão de São Paulo, modelos maiores e mais confortáveis para seduzir clientela das cidades

Utilitários desbravam mercado urbano

VANESSA GARCIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

De olho na vocação cada vez mais urbana dos utilitários esportivos e picapes com visual "off-road", as montadoras prometem congestionar o salão com novos modelos do gênero.
A Kia traz o recém-lançado Sportage direto de Paris, onde o carro fez sua estréia mundial no mês passado. O utilitário tem design mais moderno, capacidade para cinco passageiros, novas opções de motor (2.0 e 2.7 litros) e câmbio automático.
Um novo concorrente já se prepara para disputar a briga com o Sportage. A Hyundai lança o Tucson, uma espécie de "irmão" mais novo do Santa Fé. Ele começa a ser vendido em novembro em duas opções de motorização: 2.0 e 2.7 V6 (seis cilindros em "V"). Além do Kia, também vai concorrer com Honda CR-V, Toyota RAV4 e Mitsubishi Pajero TR4.
A terceira geração do Land Rover Discovery divide a atenção com esses dois lançamentos. Ele tem distância entre eixos maior que a do anterior (passou de 2,5 m para 2,8 m). O estepe, que ficava na traseira, agora está sob o assoalho do porta-malas. Por dentro, destaque para a configuração dos assentos -os passageiros que estão nas segunda e terceira filas de bancos ficam mais alto, o que proporciona melhor visibilidade.
A Ford confirma a volta do jipão de luxo americano Explorer. Suas vendas começam já em novembro, na versão topo de linha Limited, que custará R$ 204 mil. O motor é um 4.0 V6.
Uma outra atração no estande da Ford será o Escape Híbrido, um utilitário ecológico, recém-lançado nos Estados Unidos.

Picapes
A Troller apresenta sua picape Pantanal, que chegará às lojas em março de 2005. O modelo tem cabine simples feita de fibra de vidro, e a intenção é roubar mercado, principalmente, de Chevrolet S10 e Nissan Frontier.
Outro modelo que deve chamar a atenção é a Chevrolet SSR. Trata-se de uma picape conversível que, na prática, é um esportivo de dois lugares com um grande porta-malas (671 litros). A SSR chama a atenção pelas linhas que lembram carros dos anos 50.
O motor é o mesmo do Corvette, um 6.0 V8 que gera 390 cavalos de potência. No entanto, os brasileiros não devem se animar muito: segundo a General Motors, a SSR tem poucas chances de ser vista rodando nas ruas nacionais.
A montadora traz outra picape: a Avalanche. Nos EUA, é classificada como utilitário porque o compartimento onde a bagagem é armazenada é fechado. No total, pode armazenar até 1.500 litros de carga. Diferentemente da SSR, a Avalanche pode ser importada por se beneficiar do acordo bilateral com o México, onde é produzida. Se vier para o Brasil, terá uma forte concorrente: a Dodge Ram, já mostrada em 2002 e cujas vendas começam ainda neste ano. A Toyota guarda segredo se exibe a Hillux reestilizada, que chega da Argentina no primeiro semestre.


Texto Anterior: Sedução é maior do que volume real de vendas
Próximo Texto: Peugeot, Renault e VW expõe novos "made in Brazil"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.